ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 19º

Meio Ambiente

MPE vai investigar destinação do lixo em aterro sanitário de Campo Grande

Aline dos Santos e Nadyenka Castro | 16/01/2013 09:09
Inquérito vai apurar disposição final do lixo.  (Foto: Rodrigo Pazinato)
Inquérito vai apurar disposição final do lixo. (Foto: Rodrigo Pazinato)

O MPE (Ministério Público Estadual) instaurou inquérito civil para apurar a disposição final de resíduos sólidos no aterro sanitário de Campo Grande, batizado de Dom Antônio Barbosa II. De acordo com o inquérito, o objetivo é verificar a adequação jurídico-ambiental.

O procedimento é contra a CG Solurb Soluções Ambientais, que venceu licitação e vai receber R$ 1,3 bilhão da prefeitura em 25 anos. O inquérito está sob a responsabilidade do promotor Eduardo Cândia.

O aterro foi ativado em novembro do ano passado. A Justiça Federal chegou a suspender as obras, mas liberou o funcionamento após pedido de reconsideração da Prefeitura. Como a usina de triagem, que faz a separação dos materiais, funciona de forma improvisada, o aterro recebe todo o lixo, comprometendo a sua capacidade.

Na última sexta-feira, o MPE também havia aberto procedimento para investigar possíveis irregularidades no processo licitatório. A licitação foi lançada em maio do ano passado, com entrega de propostas em 16 de julho de 2012.

Próximo ao prazo, foram várias tentativas de interromper o processo licitatório. O procedimento foi contestado pela Fiems (Federação das Indústrias de Mato Groso do Sul), MPE, MPT (Ministério Público do Trabalho) e entidades.

No entanto, não houve decisão judicial contra a licitação, cujo vencedor foi anunciado em outubro. A CG Solurb é formada pela Financial Construtora Industrial, que desde 2005 coleta lixo na cidade, e pela LD Construções Ltda. O outro concorrente era o consórcio HFMA Resíduos Urbanos, que teve a proposta técnica desclassificada por não alcançar a pontuação mínima.

O lixão, após quase 30 anos em operação, foi fechado em dezembro de 2012. Contudo, decisão judicial permitiu que os catadores voltem ao local até a conclusão da usina de triagem.

Nos siga no Google Notícias