ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Meio Ambiente

MPF denuncia agricultor por corte ilegal em fazenda de Juti

Caroline Maldonado | 30/04/2014 19:25

Um agricultor do município de Juti, localizado à 320 Km de Campo Grande, foi denunciado por corte e armazenamento ilegais de 7 mil m² (0,7 hectare) de mata da Fazenda Brasília do Sul. Se condenado, ele poderá ter pena entre dois e cinco anos, além de pagar multa e a devida reparação ambiental na esfera cível, de acordo com o MPF (Ministério Público Federal), que fez a denuncia.

A derrubada de árvores alcançou a mata ciliar do córrego São Domingos, que atravessa a fazenda. O local onde ocorreu o corte foi reconhecido, em 2005, pela Funai (Fundação nacional do Índio), como terra tradicional da etnia Guarani-Kaiowá, denominada pelos índios como tekohá Taquara.

O local da tekohá Taquara foi palco de muitas batalhas pelos direitos indígenas. Foi onde viveu o cacique Marco Veron, um dos mais influentes personagens na busca pelo reconhecimento dos direitos dos índios guarani-kaiowá na região. O assassinato de Veron, em 2003, teve repercussão internacional. Foi o primeiro caso de violência contra indígenas em MS em que os acusados foram condenados.

Nos siga no Google Notícias