A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

16/12/2013 13:39

MPF pede fim da "alimentação" para atrair onça pintada no Pantanal de MS

Bruno Chaves

As fundações de Turismo e Meio Ambiente de Corumbá foram orientadas pelo MPF/MS (Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul) a colocarem fim na prática de “ceva” de animais silvestres – praticadas por empresas de turismo – no Pantanal do Estado.

Veja Mais
Segunda-feira de tempo claro e com possibilidades de chuvas à tarde, em MS
Previsão é de semana chuvosa em Campo Grande e na maior parte de MS

De acordo com o MPF, onças-pintadas estariam sendo alimentadas por funcionários das empresas para que os turistas consigam observar o animal em visitas ao Pantanal. Além ser crime ambiental, a prática pode expor os visitantes a sérios ataques.

A denúncia de que a “ceva” estaria ocorrendo em Corumbá foi feita pelo Instituto Homem Pantaneiro, que apresentou vídeos que comprovam a ação com as onças. O fato também estaria acontecendo com ariranhas.

Para o pesquisador Walfrido Tomás, da Embrapa Pantanal, alimentar os animais afeta a organização natural da espécie e aumenta os riscos de ataque. “Quando a onça perde o medo da aproximação humana, pode atacar, culminando em graves acidentes”, disse à assessoria.

Recomendação – As fundações de Turismo e de Meio Ambiente de Corumbá foram orientadas pelo MPF para realizarem ações conjuntas com a intenção de interromper e coibir a “ceva” de animais silvestres, além de alertar as empresas de turismo que a conduta pode resultar em responsabilização administrativa e criminal.

As fundações também devem promover uma campanha de conscientização no município para desestimular a prática ilegal e alertar aos turistas sobre os riscos que a atividade oferece.




Esquecei dizer, eu não sei qual empresa de "ecoturismo" fiz isso, porém se for a empresa eu suspeito, eu tenho mais evidencia na forma fotográfica de violação deste lei.
 
Douglas Fischer em 18/12/2013 09:31:54
Klebber e Caio,
1)Cuando LEI N° 5.197, DE 3 DE JANEIRO DE 1967 não antecipou a ideia de ceva para uma coisa outra de caça, e talvez "não tem dente" neste caso, pode ler Art. 3º. É proibido o comércio de espécimes da fauna silvestre e de produtos e objetos que impliquem na sua caça, perseguição, destruição ou apanha. Na minha opinão um foto ou um pacote turistico é um PRODUTO neste sentamento.
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5197.htm
2) É clarisimo que são em flagração do LEI Nº 9.605, DE 12 DE FEVEREIRO DE 1998
e devem ser punhado como pessoa juridica tando como fisica!
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5197.htm
Quem falou que não é illegal dar ceva para os bichos?
-Douglas de Pantanal Expeditions

 
Douglas Brent Fischer em 18/12/2013 09:29:48
Eu acho que para este tipo de prática não precisaria nem existir lei, afinal voce fica cevando os animais e eles começam a perder a capacidade de caça, chegam mais perto de lugares habitados e estradas, e aí o cenário todo mundo conhece é bicho atropelado pelos quatro cantos de nosso estado, tinha que haver uma punição séria para as empresas que praticam este tipo de comportamento, mas como até hoje não existe nada garantido que puna as madeireiras, provavelmente o pessoal vai ficar impune mesmo e nós teremos menos onças em nossas matas, até o dia em que elas acabarem, aí ninguem mais explora nada e nosso turismo vai ser o aquario.
 
maximiliano nahas em 17/12/2013 08:22:32
Claro Klebber, não existe Lei que proíba a "ceva", porém o Ministério Público Federal, recomenda que fundações e empresas de turismo cessem tal prática.
 
Caio Magno Duncan Couto em 17/12/2013 01:22:44
A preocupação com as onças é louvável, mas primeiro devemos cuidar dos animais da beira das estradas que estão sendo atropelados aos milhares, ou dos peixes que também estão sendo mortos aos milhares e pior, sendo vendidos pelos pescadores "profissionais" que até fornecem nota fiscal desses produtos
, ao serem vendidos aos "consumidores". Isso sim deve ser revertido.
 
Luis Antero Barbosa em 16/12/2013 21:32:46
Onde está essa lei que proibe e torna crime. Lembrando que animais silvestres refere-se a temida onça pintada e ao fragil canario da terra. E todo lugar se alimentam ou sevam aves. Só gostaria qual é a lei que proibe???
 
Klebber Silva em 16/12/2013 14:29:18
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions