ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Meio Ambiente

MPF quer que índios sejam consultados sobre instalação de hidrelétricas

Caroline Maldonado | 17/09/2014 13:55
Licenciamento foi concedido sem consultar indígenas da região, segundo MPE (Foto: Divulgação/MPE)
Licenciamento foi concedido sem consultar indígenas da região, segundo MPE (Foto: Divulgação/MPE)

O Governo do Estado tem 18 dias para responder se acata ou não a recomendação do MPF (Ministério Público Federal) para que seja suspenso o licenciamento ambiental de três PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas) na bacia do Rio Amambai, na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai, onde há cinco áreas indígenas. A recomendação foi enviada ao Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e ao Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), no dia cindo de setembro.

Para o MPF, as áreas onde estão previstas a instalação das hidrelétricas levarão impactos à comunidades indígenas, portanto as mesmas deveriam ser consultadas sobre o assunto antes de qualquer licenciamento, conforme determina a Constituição Federal. Por isso o MPF considera o licenciamento anticonstitucional e entrará com ação contra o Estado caso a recomendação não seja cumprida.

Os projetos só poderão ser retomados após autorização da Funai (Fundação Nacional do Índio) e do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). No processo de licenciamento, não constam manifestação da Funai sobre o impacto dos empreendimentos em terras indígenas nem qualquer autorização do Iphan para a retirada dos sítios arqueológicos que existem na região, segundo o MPF.

Áreas - De acordo com os Relatórios de Impacto Ambiental, a PCH Foz do Saiju abrange os municípios de Amambai, Juti, Caarapó e Laguna Carapã. O empreendimento terá a capacidade instalada total de 20 megawatts e a estimativa do custo é de R$ 80 milhões de reais.

Já a PCH Barra do Jaguari localiza-se entre os municípios de Amambai e Laguna Carapã, com capacidade para gerar até 29,7 megawatts. Estima-se o custo de R$ 118,8 milhões. Os dois projetos são da empresa Sigma Energia. Há, ainda, a previsão de instalação da PCH Bela Vista na mesma bacia hidrográfica, conforme o MPF.

Nos siga no Google Notícias