A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

01/04/2015 18:47

Município recebe 1º pluviômetro de programa de monitoramento climático nacional‏

Mariana Rodrigues
Além do equipamento inaugurado ontem, outros três já estão aprovados e serão instalados. (Foto: Lucho Rocha)Além do equipamento inaugurado ontem, outros três já estão aprovados e serão instalados. (Foto: Lucho Rocha)

Na manhã dessa terça-feira (31), foi inaugurado o primeiro pluviômetro de Ponta Porã - cidade distante a 323 quilômetros de Campo Grande, instalado na Escola Polo Municipal Prefeito Adê Marques. Além do equipamento inaugurado ontem, outros três já estão aprovados e serão instalados, nas escolas municipais Dora Landolfi, Conceição Capiberibe Saldanha e Jardim Ivone.

Veja Mais
Responsáveis pela Feira do Pescado podem ser multados em até R$ 15 mil
Vigilância Sanitária fecha Feira do Pescado por falta de licença

O prefeito Ludimar Novais (PPS) explicou que o equipamento instalado no pátio da escola tem como função primordial a obtenção e transmissão de dados ambientais disponíveis em tempo real, além do compartilhamento de informações com outras unidades, com a finalidade de propiciar ações de monitoramento e alerta de desastres naturais, contribuindo para ações preventivas das defesas civis federal, estadual e municipal, minimizando o número de vítimas e os danos materiais decorrentes desses sinistros.

Os alunos do 5º ano do ensino fundamental e formados pelo Projeto Defesa Civil na Escola – Agente Cidadão receberam camisetas e kits com materiais que serão empregados no trabalho de conscientização de suas comunidades, sobre cuidados, prevenção e providências relacionadas com desastres naturais.

A condição básica para um município ser monitorado pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), é possuir um mapeamento de suas áreas de risco de deslizamentos em encostas, de alagamentos e de enxurradas, solapamentos e terras caídas, além da estimativa da extensão dos prováveis danos decorrentes de um desastre natural.

O levantamento com o mapeamento de Ponta Porã foi realizado pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil e o recente acordo de cooperação técnica, assinado pelo prefeito Ludimar Novais junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e com o Cemaden, permitiu que Ponta Porã fosse o primeiro a receber o equipamento, diante dos mais de 5.500 municípios brasileiros.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions