ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Meio Ambiente

Município recebe 1º pluviômetro de programa de monitoramento climático nacional‏

Mariana Rodrigues | 01/04/2015 18:47
Além do equipamento inaugurado ontem, outros três já estão aprovados e serão instalados. (Foto: Lucho Rocha)
Além do equipamento inaugurado ontem, outros três já estão aprovados e serão instalados. (Foto: Lucho Rocha)

Na manhã dessa terça-feira (31), foi inaugurado o primeiro pluviômetro de Ponta Porã - cidade distante a 323 quilômetros de Campo Grande, instalado na Escola Polo Municipal Prefeito Adê Marques. Além do equipamento inaugurado ontem, outros três já estão aprovados e serão instalados, nas escolas municipais Dora Landolfi, Conceição Capiberibe Saldanha e Jardim Ivone.

O prefeito Ludimar Novais (PPS) explicou que o equipamento instalado no pátio da escola tem como função primordial a obtenção e transmissão de dados ambientais disponíveis em tempo real, além do compartilhamento de informações com outras unidades, com a finalidade de propiciar ações de monitoramento e alerta de desastres naturais, contribuindo para ações preventivas das defesas civis federal, estadual e municipal, minimizando o número de vítimas e os danos materiais decorrentes desses sinistros.

Os alunos do 5º ano do ensino fundamental e formados pelo Projeto Defesa Civil na Escola – Agente Cidadão receberam camisetas e kits com materiais que serão empregados no trabalho de conscientização de suas comunidades, sobre cuidados, prevenção e providências relacionadas com desastres naturais.

A condição básica para um município ser monitorado pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), é possuir um mapeamento de suas áreas de risco de deslizamentos em encostas, de alagamentos e de enxurradas, solapamentos e terras caídas, além da estimativa da extensão dos prováveis danos decorrentes de um desastre natural.

O levantamento com o mapeamento de Ponta Porã foi realizado pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil e o recente acordo de cooperação técnica, assinado pelo prefeito Ludimar Novais junto ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e com o Cemaden, permitiu que Ponta Porã fosse o primeiro a receber o equipamento, diante dos mais de 5.500 municípios brasileiros.

Nos siga no Google Notícias