ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Meio Ambiente

Municípios terão mais quatro anos para acabar com os lixões

Viviane Oliveira | 15/10/2014 10:35
Campo Grande foi uma das cidades que não cumpriu o prazo. (Foto: Marcelo Victor)
Campo Grande foi uma das cidades que não cumpriu o prazo. (Foto: Marcelo Victor)

A Câmara dos Deputados aprovou, na noite de ontem (14), a ampliação em quatro anos do prazo para que as prefeituras acabem com os lixões a céu aberto existentes em várias cidades do país.

A lei, que é de 2010, fixou o mês de agosto deste ano como prazo máximo para a substituição dos lixões por aterros sanitários. No entanto, a maioria dos municípios não conseguiu cumprir e dar fim aos lixões.

De acordo com a Câmara, o aumento do prazo para o fim dos lixões é reivindicação de vários prefeitos, que temem a aplicação de multas previstas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Em Campo Grande, a existência do lixão ainda deve se arrastar por algum tempo. Em setembro, a Prefeitura da Capital, anunciou a criação de um grupo de trabalho para gerenciar o fechamento do lixão e a transição para a UTR (Unidade de Tratamento de Resíduos).

Em dezembro de 2012, o lixão chegou a ser fechado após funcionar por 28 anos. No entanto, a Justiça determinou a reabertura em janeiro de 2013, pois os catadores ficaram sem fonte de renda.

Nos siga no Google Notícias