ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Na região mais cara da cidade, boom imobiliário causa danos ambientais

Zana Zaidan | 20/02/2014 16:43

As pistas de caminhada do Parque da Nações Indígenas, a ciclovia da avenida Afonso Pena e a diversidade da fauna e da flora. O combo "qualidade de vida" é o principal apelo comercial das construtoras para vender imóveis na região, a mais valorizada de Campo Grande, onde um apartamento de alto padrão pode chegar a custar R$ 2 milhões. 

O boom imobiliário da região, que teve início com a Plaenge, incentivou investimentos de outras construtoras, como a paulista Helbor e a Construbase. Hoje, pelo menos 300 famílias moram em apartamentos de alto padrão no entorno do Parque das Nações, e pelo menos outros 250 estão em fase de obras.

"Urbanizada" há 15 anos, região dos altos da Afonso Pena vai receber 250 novos apartamentos; enchentes são consequências da ocupação sem planejamento (Foto: Arquivo)
"Urbanizada" há 15 anos, região dos altos da Afonso Pena vai receber 250 novos apartamentos; enchentes são consequências da ocupação sem planejamento (Foto: Arquivo)

Em 2010 - ano da entrega da última das quatro torres do condomínio Jardins do Jatobá, em frente ao Shopping Campo Grande - um temporal destruiu a Praça das Águas, vizinha do empreendimento. As avenidas Afonso Pena, Ricardo Brandão e a rua Ceará também foram tomadas pela água, e uma cratera literalmente engoliu o asfalto de três quadras da região.

O fato de a conclusão da obra coincidir com a enchente de grandes proporções não é coincidência. Na época, um estudo apontou que a Plaenge, até então soberana no mercado, já havia ocupado uma área que representaria 1% de toda a Bacia do Prosa; quatro anos depois, a ocupação fugiu ao controle e já não se sabe qual o impacto da urbanização no entorno do Parque.

Região complexa - Apesar de nos últimos anos a cidade estar lotada de novos empreendimentos, a região do Prosa é a mais complexa em termos de subsolo, o que exige projetos de drenagem diferenciado das demais, explica o arquiteto urbanista Ângelo Arruda. No entanto, acrescenta ele, a legislação municipal não trata das particularidades da área.

Região do Prosa engloba 40 mil hectares, como a Ricardo Brandão, e exige projeto de drenagem diferenciado para não alagar (Foto: Arquivo)
Região do Prosa engloba 40 mil hectares, como a Ricardo Brandão, e exige projeto de drenagem diferenciado para não alagar (Foto: Arquivo)

"Desde o bairro Mata do Jacinto até o Jardim Noroeste, são 40 mil hectares de subsolo com uma capacidade de absorção muito ruim. Qualquer obra a ser implantada ali tem que ter um projeto de drenagem muito eficiente. Mesmo sabendo disso, o poder público não criou mecanismos técnicos para que o empreendedor dê esse tratamento especial", afirma Arruda.

A ocupação do entorno começou há cerca de 15 anos, com o prolongamento da Afonso Pena, e mesmo tendo se intensificado recentemente, não há monitoramento ou elaboração de cartas de drenagem, ou outros documentos técnicos. "O assunto volta à tona só quando tem enchente e fica aquela correia. O certo seria ter um planejamento antes de autorizar qualquer obra. Mas, como não isso não aconteceu, que o poder público corra atrás do prejuízo agora, porque a tendência é piorar nos próximos anos: que façam um trabalho de reconhecimento com imagens de satélite, obtenham os impactos e notifiquem as empresas, com prazos para que cumpram os projetos de recuperação", sugere.

Poluição - Junto com o problema das enchentes, a urbanização no entorno do Parque tem outros desdobramentos: o assoreamento do córrego Prosa. Diretor da Ecoa (instituição campo-grandense voltada para ações ambientais), Alcides Faria explica que a impermeabilização excessiva do solo leva à poluição das águas. "Quando chove, ao invés de a água penetrar no solo, ela vai escoar, se concentrar, e levar os poluentes das ruas e sedimentos para córrego", aponta.

O biólogo cita, ainda, que o aumento da frota de veículos que passa a circular pela região é outra fonte de poluição. "Não é considerado pela sociedade, mas, a longo prazo, vai enterrando a preservação dos recursos naturais do parque. Não é proibido construir, mas que a lei estabeleça contrapartidas para as construtoras, que têm condições de estabelecer projetos de compensação ambiental, como o plantio de árvores", pondera Faria.

Além da ocupação do solo, circulação de carros também contribuem para poluição em torno do Parque (Foto: Arquivo)
Além da ocupação do solo, circulação de carros também contribuem para poluição em torno do Parque (Foto: Arquivo)
Nos siga no Google Notícias