A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

08/12/2012 08:46

Natureza mostra força e ipê "mutilado" volta a crescer

Elverson Cardozo
Brotos recentes mostra que a natureza começou a reagir. (Foto: Rodrigo Pazinato)Brotos recentes mostra que a natureza começou a reagir. (Foto: Rodrigo Pazinato)

A resposta demorou algumas semanas, mas a natureza mostrou que ainda tem força para se reerguer diante  de qualquer ataque. Na rotatória da avenida Mato Grosso com a Via Parque, em Campo Grande, o ipê que gerou polêmica nas redes sociais, após ter sido mutilado, começa a se regenerar.

Veja Mais
Testemunhas viram corte de ipê, mas ninguém foi identificado
Vídeo mostra caminhão com galhos saindo de local onde ipê foi podado

A suspeita é de que o corte radical foi feito para dar visibilidade a um painel eletrônico de publicidade. Mas o verde surge novamente. Os galhos ainda estão pequenos, mas os novos brotos já nasceram e, aos poucos, vão preenchendo a árvore que, por sorte, não foi retirada pela raiz.

Como as notícias que são esquecidas à medida que novos acontecimentos surgem, na correria do dia a dia as sutilezas da natureza passam ainda mais despercebidas. Apenas os mais atentos conseguem notar.

Funcionário do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), Denis Guedes Soares, de 27 anos, percebeu a diferença dentro do carro, a caminho do trabalho. “Parado na Mato Grosso eu vi que o objeto da discussão estava ali, tentando lutar pela vida”, disse.

Para o assessor, que trabalha no gabinete de um desembargador, as novas folhas demonstram a luta pela vida que o ipê está traçando. Situação que, para ele, deveria servir de reflexão à sociedade.

“Vamos olhar essa atitude do ipê se regenerar como positiva para o meio ambiente. Aproveitar o momento, já que houve tanta discussão, para sensibilizar as pessoas a plantarem árvores”, afirmou.

Galhos ainda estão podados. (Foto: Rodrigo Pazinato)Galhos ainda estão podados. (Foto: Rodrigo Pazinato)

As discussões em cima do ato foram louváveis, mas é preciso ir além, pensar em soluções porntuou o assessor. “As pessoas ficam baseadas nas polêmicas”, justificou.

Polêmica – A poda do ipê veio à tona no mês passado, após polêmica nas redes sociais. Internautas postaram fotos da árvore antes da poda, mostrando que os galhos atrapalhavam a visão do painel eletrônico e, depois, com o corte da árvore e equipamento à mostra.

A repercussão foi tanta que extrapolou as críticas descarregadas na internet. Uma placa de protesto foi colocada ao pé da árvore, mas foi retirada pela Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito).

Ipê fica na rotatória da avenida Mato Grosso com a Via Parque. (Foto: Rodrigo Pazinato)Ipê fica na rotatória da avenida Mato Grosso com a Via Parque. (Foto: Rodrigo Pazinato)

Investigação - A Polícia Civil, por meio da Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e Proteção aos Turistas) passou a investigar o caso.

Imagens feitas por câmeras do circuito de segurança de um prédio próximo ao local mostram um caminhão amarelo parado sobre a rotatória por vários minutos. Na sequência, o veículo sai carregado com os galhos podados do ipê. O registro, cedido à polícia, é do dia da ação.

Três testemunhas que viram o corte da árvore foram ouvidas, mas nenhum suspeito apontado como responsável pela ação foi identificado até agora.

Ainda não está confirmada a suspeita de que o corte tenha ocorrido para dar visibilidade ao painel de LED instalado em frente à rotatória. O proprietário da empresa Led’s Mídia, dona do equipamento, nega que tenha sido responsável pelo procedimento.




É uma excelente notícia a recuperação do ipê, mas sem punição devidamente aplicada, a mesma empresa ou pessoa que fez a poda, fará novamente....isso é fato.
 
Renata Panisset Barbosa em 10/12/2012 13:51:03
Bom tiraram a placa de indignação de um popular por que "alguns motoristas" estavam reclamando que a "placa" estava atrapalhando a visibilidade dos motoristas. ( nas eleições os cavaletes não atrapalhavam né?)

E se entrarmos com uma reclamação que o painel luminoso está atrapalhando a visibilidade também? será que irão tirar o painel?
 
Willian Santos em 09/12/2012 07:39:37
Esses painéis é que estão no lugar errado, sem dizer que ofuscam e atrapalham a visibilidade no trânsirto. visã
 
juraci montanha em 08/12/2012 11:03:42
Saber que o Ipê está se regenerando me fez um bem enorme. :D
 
Monica Marcato em 08/12/2012 10:31:20
=D
Nada é maior que o poder da natureza!
 
Camila Nogueira em 08/12/2012 09:56:45
Claro que esse Ype foi podado para ter maior visibilidade do painel eletronico. Pra começar esta historia ta muito esquesita, se eu fosse o suspeito tambem negaria que teria sido responsavel pela poda.Mas quando precisamos instalar qualquer placa ou painel não presisamos do alvará da Prefeitura???? Então... quem fez o pedido? Quem solicitou a instalação?Só não VER quem não quer. Se fosse um João ninguem ja estava atras das grades. Mas isso é Brasil....e cuidado que o Ype ta crescendo ele pode voltar...rsrsrs.
 
Elza Sandim em 08/12/2012 09:27:38
eu sou contra o tipo de propaganda poluida que atrapalha dirigir " AQUELE TIPO QUE O YPE ESTAVA ATRAPALHANDO"... SOU MUITO MAIS UM LINDO PÉ DE YPE FLORIDO NAS NOSSAS RUAS E AVENIDAS... VIVA A NATUREZA!!!!!!!!!!!!!!!
 
dina martins em 08/12/2012 09:18:11
Só uma punição sumária e pecuniária exemplar não tem tanta força, esbarra na burocracia e na legislação vigente.
 
Adriano Magalhães em 08/12/2012 09:15:04
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions