A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

30/09/2014 10:11

Onça-parda é macho e passa bem; animal deve ser solto hoje na natureza

Luciana Brazil
Ao fugir do condomínio, onça pula muro e passa por baixo de cerca elétrica. Campo Grande News flagra fuga. (Foto: Marcelo Calazans)Ao fugir do condomínio, onça pula muro e passa por baixo de cerca elétrica. Campo Grande News flagra fuga. (Foto: Marcelo Calazans)

A onça-parda capturada ontem (29) em uma residência na Vila Nasser, em Campo Grande, deve ser solta ainda hoje na natureza, segundo o coordenador do CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres), Élson Borges. O animal é macho e, segundo veterinários, já recebeu o chip que vai ajudar a monitorá-lo. “Ele está bem. Se tudo correr bem, a onça será solta ainda hoje”, disse.

Veja Mais
Para ver onça curiosos sobem em muro e escalam árvores
Onça-parda é capturada na Capital e vai receber chip antes de ser solta

Conforme o CRAS, o local de soltura ainda não foi definido. No entanto, a região não será divulgada para preservar o a integridade do animal, explicou Borges.

A onça, um  animal jovem, adulto, de 1 ano e meio, foi vista na manhã de ontem em um condomínio Set Village II, no bairro Jardim Paradiso. Escondida no banheiro de uma casa em construção, ela foi flagrada por pedreiros que chegaram para trabalhar.

No momento em que a equipe do Campo Grande News conversava com as testemunhas, o animal saiu da construção, saltou o muro do condomínio, de mais de dois metros de altura, passou pela cerca elétrica e fugiu.

Aproximadamente 30 minutos depois, ela foi localizada em uma residência na Vila Nasser, a cerca de dois quilômetros do primiero esconderijo. Lá, ela se refugiou no banheiro da lavanderia. Na casa estavam uma funcionária que lavava roupa e um jovem de 20 anos, filho dos donos do imóvel. Os dois ficaram presos dentro da residência até que a captura do animal fosse feita.

Edna Gomes de Souza Assis, 39 anos, disse que não viu o animal entrando na casa e foi avisada por um vizinho que flagrou a onça pulando o muro.

Uma grande força tarefa, envolvendo PMA (Polícia Militar Ambiental), PM (Polícia Militar) e Corpo de Bombeiros,  foi montada para resgatar o bicho. O médico veterinário Álvaro Cavalcanti, e o estagiário Rodrigo Costa Leal, 31 anos, ambos do CRAS, usaram um rifle de curta distância para atingir a onça com um dardo com tranquilizante.

Ela foi colocada dentro de uma caixa da PMA e levada para o CRAS, de onde será solta na natureza.

Ela passa por baixo da cerca elétrica ao fugir de condomínio. (Foto: Marcelo Calazans)Ela passa por baixo da cerca elétrica ao fugir de condomínio. (Foto: Marcelo Calazans)



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions