A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

28/12/2010 09:18

Onça que fugiu do Cras volta para se alimentar e é capturada

Fernanda França
Onça já esta na sede do CRAS, em Campo Grande. (Foto João Garrigó)Onça já esta na sede do CRAS, em Campo Grande. (Foto João Garrigó)

A onça que escapou do Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) no dia 29 de outubro deste ano foi recapturada nesta madrugada pela PMA (Polícia Militar Ambiental).

Ela caiu em uma armadilha montada dentro do próprio Cras. Os policiais e ambientalistas que trabalhavam no resgate da onça já imaginavam que ela pudesse retornar ao local para se alimentar.

“Ela tinha proximidade com o tratador e a gente já imaginava que uma hora ou outra ela iria voltar. Antes, tinha muita gente no local, e isso afastava a onça, mas com a redução do movimento, ela apareceu”, detalhou o comandante da PMA, major Carlos Sebastião Matoso Braga.

A armadilha foi montada depois que policiais ambientais detectaram vestígios de pegadas nas proximidades do Cras.

Segundo o comandante da PMA, a onça está “bonita e gordinha” e será avaliada pelos veterinários do Centro de Reabilitação.

Ainda de acordo com Matoso, o espaço em que a onça ficava será readaptado para que novos incidentes não ocorram. Ela fugiu por um buraco na tela da jaula feito por uma anta.

Busca

Buscas intensivas pela onça duraram cerca de 12 dias na reserva do Parque dos Poderes e em propriedades rurais.

Na época, foi feito mapeamento da área e os policiais desenvolveram ainda buscas noturnas, com equipamentos específicos, binóculos e uma câmera filmadora com sensor de calor.

A PMA chegou a cogitar que a onça não estava mais na região, mas espalhou armadilhas para o caso de um retorno do animal.

PMA confirma que onça já deixou reserva do Parque
A PMA (Polícia Militar Ambiental) encerra hoje definitivamente as buscas à onça pintada que fugiu no Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestr...
PMA não encontra onça durante busca noturna
Nem mesmo os novos equipamentos usados na operação feita à noite foram capazes de localizar a onça que fugiu do Cras (Centro de Reabilitação de Anima...
PMA coloca câmeras para procurar de onça
Até o final da semana, várias câmeras serão colocadas dentro do Parque Estadual do Prosa para monitorar possíveis movimentos da onça desaparecida há ...



KKKKKK, deve ser piada, jaula de onça com tela??????? tão pensando que estão criando galinhas??????
Claro que deve ter grade, mas o espaço entre as barras deve segurar só um hipopótamo.
e anta que abre buraco na jaula da onça????? Alguém aí já ouviu falar em presa e predador????
 
Luiz Antonio em 30/12/2010 04:25:42
Porque mandar a nossa fujona para fora de Estado. Ela adquiriu "fama" e depois de dois meses em "ferias", se não for para viver solta na natureza, então que fique aqui.
"A ONÇA É NOSSA"
 
VALTER OLIVEIRA em 28/12/2010 12:08:54
O conhecimento, o respeito e a dedicação que os militares do CRAS são merecedores de elogio. Parabéns a todos.
 
JOÃO DE PAULA CELIDONIO em 28/12/2010 10:24:32
Parabéns para a PMA, pela recuperação da onça. Agora podemos caminhar no parque dos poderes com tranquilidade.
 
francisco sales em 28/12/2010 10:16:29
Parabéns PMA, IBAMA, CORPO DE BOMEIROS e a todos que sem empenharam na recuperação do animal, principalmente, porque a vida foi preservada.
 
Anézio Napi em 28/12/2010 03:33:48
Mesmo com ela desaparecida as pessoas não perderam o costume de caminhar pelo parque.
 
Dii Oliveira em 28/12/2010 02:39:27
Fico muito feliz em saber que acharam a onça,não por medo de ser caçada por éla , mas por medo de matarem éla quando estivesse procurando comida.em alguma chacara das imediações.Parabêns aos PMA pela persistência.
 
Teresa Lopes em 28/12/2010 01:55:28
Parabéns à equipe da PMA - Polícia Militar Ambiental, através do comandante da Corporação pelo belíssimo trabalho realizado.e parabéns também à redação, pela bem escrita matéria. Feliz ano novo a todos!!
 
Nilce Recalde Nunes em 28/12/2010 01:21:00
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions