ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Operação Carnaval termina com queda em número de autuações por crime ambiental

Caroline Maldonado | 19/02/2015 13:07
Em Selvíria, três animais foram abatidos e dois caçadores foram autuados ainda na mata, por policiais da Rotai (Ronda Ostensivas e Táticas do Interior) (Foto: Divulgação/PMA)
Em Selvíria, três animais foram abatidos e dois caçadores foram autuados ainda na mata, por policiais da Rotai (Ronda Ostensivas e Táticas do Interior) (Foto: Divulgação/PMA)
Em Cassilândia, PMA apreendeu 41 aves silvestres que eram mantidas ilegalmente em cativeiro (Foto: Divulgação/PMA)
Em Cassilândia, PMA apreendeu 41 aves silvestres que eram mantidas ilegalmente em cativeiro (Foto: Divulgação/PMA)

Durante a Operação Carnaval deste ano, a PMA (Polícia Militar Ambiental) apreendeu quantidade de pescado inferior a do ano passado. Desta vez foram 31 quilos, contra 40 quilos da operação anterior, o que representa 22% a menos. A diminuição já era esperada pelos policiais e mostra que o trabalho preventivo garante que infratores sejam autuados antes de abater grande número de animais.

Foram aplicadas multas que totalizam R$ 103 mil, contra R$ 124,9 mil da operação de 2014. Segundo a PMA, seis pescadores foram presos com apenas 16 quilos de pescado e 15 quilos de peixes foram soltos de petrechos proibidos. Foi reforçado o efetivo das cidades com tradição carnavalesca que, coincidentemente, também possuem rios com peixes e tradição pesqueira.

Além da pesca, as 25 subunidades também fizeram combate e prevenção ao desmatamento e carvoarias irregulares, exploração ilegal de madeira, com visitas às propriedades rurais, bem como combate aos crimes contra a fauna, poluição e outros crimes ambientais.

Foram autuadas 13 pessoas e empresas. No ano passado, foram 31 autuados. Conforme a PMA, foram seis autuações por pesca com as seis prisões, quando na operação passada foram 22 autuados por pesca ilegal, sendo dez pessoas presas, o que representa quase o dobro.

As ocorrências relativas à pesca predominaram, porém, outros crimes foram combatidos e prevenidos, com destaques a caça com dois autuados. Uma carvoaria ilegal foi fechada; um fazendeiro foi autuado por desmatamento de 19 hectares e um foi autuado por exploração ilegal de madeira. Uma pessoa foi autuada por manutenção de aves silvestres em cativeiro e um por uso ilegal de motosserra.

O menor número de autuações era esperado pela PMA também pela menor quantidade de pessoas praticando pesca nos rios, devido à Piracema. “Não só com relação à pesca, mas a prevenção também se mostrou importante em relação a outros tipos de crimes. A PMA desmontou um acampamento de caçadores, onde foram apreendidas quatro armas, sem que os elementos tivessem abatido nenhum animal”, destaca o major Edmilson Queiroz.

Nos siga no Google Notícias