ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 27º

Meio Ambiente

Outono começa neste domingo com pouca chuva e frio partir de maio

Caracterizada por queda na temperatura e clima seco, o calor dará lugar para uma frente fria nos meses de maio e junho

Fernanda Yafusso | 18/03/2016 16:17
Neste ano, as temperaturas ficarão mais amenas e  o sol dará lugar para uma frente fria em maio (Foto Marcos Ermínio)
Neste ano, as temperaturas ficarão mais amenas e o sol dará lugar para uma frente fria em maio (Foto Marcos Ermínio)

Já dizia a música do cantor e compositor, Tom Jobim, Águas de Março "São as águas de março fechando o verão (...)". Neste ano o verão foi marcado por temporais e deixou rastros de destruição na capital, mas as constantes chuvas e o calor intenso terminam neste domingo (20), com a chegada do outono às 00h30, horário local.

Neste ano a previsão, segundo o Cemtec MS (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul), é de que haja uma redução das chuvas na maioria do Estado, principalmente na região norte, devido ao enfraquecimento do fenômeno climático El Niño.

Em maio o frio volta para Mato Grosso do Sul, diferente do que foi em 2015. Neste mês teremos temperaturas mais baixas na região sul e sudeste, com possiblidade de geadas e registro de temperaturas abaixo de 12° graus.

Já na região de fronteira com a Bolívia e Paraguai, nos municípios de Porto Murtinho, Bela Vista, Ladário, Corumbá, região norte e bolsão as temperaturas ficarão acima de 35°C. Na capital sulmato-grossense teremos temperaturas máximas em torno de 31°C.

Porém, logo no começo do outono as temperaturas ficarão acima da média na região oeste, parte da região central e região leste, principalmente. Nas cidades de Bataguassu, Três Lagoas, Porto Murtinho, Corumbá, Miranda Aquidauana e cidades próximas às temperaturas tendem a passar da casa dos 38º graus devido a falta de chuvas.

Quase no final do outono, em junho, uma frente fria chegará com maior facilidade no estado e as temperaturas poderão registrar valores abaixo de 5°C em Amambai, Ponta Porã e cidades próximas.

Previsão - A característica do último dia de verão, que acontece no sábado (19), já terá ares de outono. Segundo a previsão do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), o tempo ficará parcialmente nublado e com possibilidade de chuvas isoladas à tarde no noroeste de Mato Grosso do Sul. Em Campo Grande, o verão se despede com o céu nublado e sem previsão de chuvas na região, com temperatura máxima na casa dos 34° graus e a mínima de 23°.

Porém, no domingo (20), em Mato Grosso do Sul o outono começa com o céu parcialmente nublado e com possibilidade de chuvas isoladas à tarde no noroeste e norte do estado, de acordo com a previsão do INMETAs temperaturas podem variar entre a máxima 38º e a mínima 21° graus.

Já na Capital, a previsão no domingo é de céu parcialmente nublado e com as temperaturas variando entre a máxima 35º e a mínima 23° graus.

Outono - A estação começa no dia 20 de março e termina na segunda-feira (20) de junho. Essa é uma estação de transição entre o verão e inverno, com características de ambas, ou seja, mudanças rápidas nas condições de tempo, maior frequência de nevoeiros e registros de geadas, principalmente na região sul de Mato Grosso do Sul.

De acordo com o Cemtec MS, existem alguns cuidados a serem tomados em relação à umidade relativa do ar. Entre 21 e 30% - Estado de Atenção: Evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11 e 15 horas, Umidificar o ambiente através de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, molhamento de jardins. Sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol e consumir água à vontade.

Entre 12 e 20% - Estado de Alerta: Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas, Evitar aglomerações em ambientes fechados, Usar soro fisiológico para olhos e narinas.

Abaixo de 12% - Estado de emergência: Determinar a interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência. Determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados como aulas, cinemas, etc. entre 10 e 16 horas. Durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças, hospitais etc.

Casa da moradora Patrícia ficou cheia de lama após a chuva em 18 de fevereiro (Foto Marcos Ermínio)
Casa da moradora Patrícia ficou cheia de lama após a chuva em 18 de fevereiro (Foto Marcos Ermínio)
Erosão formada entre o asfalto e o Córrego Prosa no início de março na capital (Foto Alan Nantes)
Erosão formada entre o asfalto e o Córrego Prosa no início de março na capital (Foto Alan Nantes)

Águas de Março - Neste ano, o verão foi marcado pelas altas temperaturas e fortes chuvas, situação típica da estação, mas que chegaram a causar estragos e alagamentos em alguns pontos da capital.

Na primeira quinzena de fevereiro, um temporal causou estragos em Campo Grande, chegando a transbordar o córrego Segredo e alagar diversas vias e residências da cidade. No bairro Nova Lima, um dos mais afetados pela chuva, a força da enxurrada arrancou o asfalto de importantes ruas locais.

Uma das casas da rua Marquês de Herval, que fica no conhecido "Corredor do Nova Lima, foi invadida pela água. A moradora, Patrícia Lescano, diarista de 22 anos explica que a residência encheu de lama. "Nem a mureta que meu tio construiu aqui em frente conseguiu segurar essa enxurrada", conta a jovem, que ainda revela que a água chegou à altura da cintura.

Já no início de março, outro temporal atingiu a capital na madrugada de quarta-feira (2) e foi o mais intenso dos últimos 10 anos na cidade, conforme o meteorologista da Uniderp, Natálio Abrão.

Segundo ele, foram registrados 96,2 milímetros de chuva em cinco horas, índice que perde apenas para uma tempestade em dezembro de 2006 que teve 127 milímetros no mesmo intervalo de tempo.

Nos siga no Google Notícias