A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

22/09/2014 17:10

Palestra do Imasul sobre Cadastro Ambiental Rural reúne 120 pessoas

Helio de Freitas, de Dourados
Técnicos, servidores e estudantes acompanharam palestra no auditório da Prefeitura de Dourados (Foto: Divulgação)Técnicos, servidores e estudantes acompanharam palestra no auditório da Prefeitura de Dourados (Foto: Divulgação)

Pelo menos 120 pessoas entre técnicos da área, estudantes e servidores acompanharam na manhã desta segunda-feira a palestra sobre o CAR-MS (Cadastro Ambiental Rural) e seu módulo de preenchimento no Siriema (Sistema Imasul de Registros e Informações Estratégicas do Meio Ambiente). O evento foi no auditório da Prefeitura de Dourados, na Rua Coronel Ponciano.

Veja Mais
Temporais dão trégua de 4 dias, mas voltam na quarta-feira, prevê Inmet
Primeira maratona do país com foco em saneamento é realizada na Capital

A palestra foi proferida pelo gerente de recursos florestais do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) Juarez Clemente e sua equipe. “A palestra foi bem sucedida e o público apresentou dúvidas pertinentes que enriqueceram o evento”, afirmou a responsável pelo escritório regional do Imasul em Dourados, Nathieli Takemori Silva.

Segundo ela, o CAR-MS está interligado ao Siriema, diferente dos outros estados que aderiram ao SICAR (sistema nacional), o que torna ainda mais necessária a divulgação desse sistema entre técnicos, estudantes e servidores. Ainda serão necessárias mais palestras para divulgação em outras regiões do estado. “O Imasul através de seus escritórios regionais tem dado atendimento ao público que nos procura com esse tipo de dúvida”, informou.

Juarez Clemente prestou esclarecimentos sobre o Cadastro Ambiental Rural do Mato Grosso do Sul, que se constitui em um módulo eletrônico disponível no Siriema. O módulo é destinado ao cadastro ambiental dos imóveis rurais. Através do sistema, o procedimento completo é feito por meio eletrônico, sem necessidade de entregar documentos ao Imasul.

Como funciona-Criado pela Lei 12.651/2012, o Cadastro Ambiental Rural é um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais referentes à situação das Áreas de Preservação Permanente (APP), das áreas de Reserva Legal, dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.

O Sistema Imasul de Registros e Informações Estratégicas do Meio Ambiente é disponibilizado através da internet pelo Imasul para facilitar o atendimento e oferecer instrumentos para aprimorar a gestão ambiental do estado.

Entre os serviços fornecidos pelo Siriema estão solicitação e acompanhamento de processos de licenciamento ambiental, emissão e pagamento de Taxas de Movimentação de Produtos Florestais (TMF), cadastramento de usuários de recursos hídricos do estado e manutenção dos dados de pessoas físicas e jurídicas que se relacionam de alguma forma com o Imasul.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions