ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Meio Ambiente

Para preservar nascente, voluntários vão plantar 1,6 mil mudas no sábado

Vinícius Squinelo | 05/12/2013 23:49

Para celebrar o Dia Internacional do Voluntariado, comemorado em 5 de dezembro, o Programa Água Brasil irá mobilizar mais de 200 pessoas para um plantio voluntário de 1.667 mudas de árvores nativas na nascente do ribeirão, em Campo Grande, neste sábado (7).

A ação tem o objetivo de despertar as pessoas para a ação e promover o engajamento voluntário em uma causa de preservação ambiental. “O Água Brasil é um programa que está promovendo mudanças na relação das pessoas com o meio ambiente, desde o agricultor rural ao adotar uma boa prática agrícola no campo ao morador da cidade ao separar seus resíduos. Portanto, queremos nessa data chamar mais pessoas para a ação, despertá-las e engajá-las para essa mudança", afirma Samuel Barrêto, coordenador do Programa Água Brasil.

O plantio marca também o início das ações de restauração na bacia do Guariroba pelo Programa Água Brasil em parceria com o Programa Manancial Vivo. Até fevereiro do próximo ano, a previsão é que 16 hectares sejam restaurados. Para o início de 2015, a meta é de 24 hectares recuperados.

A restauração florestal, promovida pelo plantio, irá beneficiar, em um futuro próximo, diretamente as populações locais com a melhora da qualidade e da quantidade da água na bacia do rio Cancã, que contribui para o sistema de abastecimento público da Grande São Paulo.

Ainda na bacia do Guariroba, o Programa Água Brasil irá elaborar uma análise da cadeia de carne bovina do município de Campo Grande, com foco nos produtores da bacia. Irá implementar também Unidades Demonstrativas de boas práticas agropecuárias, com sistema silvipastoril e consórcio de gramíneas, e promover ações de restauração ecológica em aproximadamente 40 hectares de área de preservação permanente hídrica.

Nos siga no Google Notícias