A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

01/12/2015 13:12

Pássaro-fantasma, ave de espécie rara é encontrada dentro de sala de aula

Renata Volpe Haddad
Pássaro de espécie rara, conhecido como Urutau, Mãe-da-Lua, Emenda-Toco ou Pássaro-Fantasma, foi encontrado na manhã de ontem dentro de uma sala de aula. (Foto: Marcílio Lopo/ Divulgação)Pássaro de espécie rara, conhecido como Urutau, Mãe-da-Lua, Emenda-Toco ou Pássaro-Fantasma, foi encontrado na manhã de ontem dentro de uma sala de aula. (Foto: Marcílio Lopo/ Divulgação)

Um pássaro da espécie Nyctibius griseus, conhecido popularmente como Urutau, Mãe-da-Lua, Emenda-Toco ou Pássaro-Fantasma, espécie rara, foi encontrado por duas acadêmicas do curso de Enfermagem na manhã de ontem (30), no laboratório de práticas de saúde no campus da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), em Coxim, distante 260 km de Campo Grande.

Veja Mais
Em 7 dias, choveu 56% do esperado para o mês em município do interior
Quinta-feira de tempo instável, com chuvas durante todo o dia e máxima de 37ºC

De acordo com informações do site Coxim Agora, a ave exótica foi encontrada pelas alunas Geisiane Santos e Rosiane Silva quando chegavam para as aulas práticas. As acadêmicas se depararam com o pássaro no chão e procuraram o servidor público e ambientalista Marcílio Lopo que o retirou da sala.

Segundo o ambientalista, a ave é rara e muito difícil de ser achada por ser uma espécie de hábitos noturnos e que procura insetos como principal alimento. Lopo achou que o pássaro estivesse ferido, mas após olhar cuidadosamente o pássaro, notou que estava tudo bem e em alguns minutos a ave foi solta e voou perfeitamente para a natureza.

Ave não tinha nenhum ferimento. Ela foi solta e voou perfeitamente para a natureza. (Foto: Marcílio Lopo/ Divulgação)Ave não tinha nenhum ferimento. Ela foi solta e voou perfeitamente para a natureza. (Foto: Marcílio Lopo/ Divulgação)

Lenda - No Peru, mais especificamente na amazônia peruana, o Nyctibius griseus é uma ave arraigada na mitologia dos povos indígenas , onde é conhecido como “Ayaymama”, pois seu canto também lembra uma criança exclamando “ai, ai, mama!”.

A lenda peruana conta que um bebê foi abandonado por sua mãe na floresta para evitar que morresse por uma peste que já havia dizimado todo o povo. Ele então se transformou em uma ave, que todas as noites lamenta por sua mãe.
Há muita superstição em torno dessa ave.

Algumas pessoas, por desconhecimento acabam por rejeitá-la com medo de mau agouro ou má sorte. Infelizmente, por esse motivo, muitas solicitam o seu recolhimento pela Polícia Ambiental que acaba depositando-as em centros de triagem.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions