A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 04 de Dezembro de 2016

08/09/2014 18:49

Pela última vez em 2014, "lua gigante" volta a encantar

Liana Feitosa

Hoje é o último dia do ano em que será possível admirar a Super Lua, fenômeno que deixa o satélite natural maior do que de costume. A Super Lua, ou Super Moon, acontece quando a Lua chega à sua forma cheia e, portanto, atinge seu estágio mais iluminado.

Veja Mais
Temperatura cai 13°C em Campo Grande e chuva deve continuar
"Lua gigante" deve dar show no céu durante a noite deste domingo

Ao mesmo tempo, ela chega até o ponto mais próximo do nosso planeta em sua trajetória ligeiramente oval em torno da Terra. É por isso que a Super Lua nos dá a impressão de que o satélite natural está maior, uma vez que, em relação às demais luas cheias, o aumento no brilho é de 30%.

Entre os astrônomos, o fenômeno é conhecido como “Lua cheia no perigeu”, que é o nome que se dá a essa aproximação. Ao atingir o perigeu, ela fica a aproximadamente 360 mil km de distância da Terra

De acordo com o Observatório Nacional, esse fenômeno acontece cerca de seis vezes por ano. Na Super Lua de hoje, quem quiser observá-la terá até as 6h da manhã, quando ela dará lugar ao Sol.

 

Fenômeno só voltará a ocorrer no ano que vem. (Foto: Marcos Ermínio)Fenômeno só voltará a ocorrer no ano que vem. (Foto: Marcos Ermínio)
Durante Super Lua, o brilho do satélite natural aumenta em até 30%. (Foto: Marcelo Calazans)Durante Super Lua, o brilho do satélite natural aumenta em até 30%. (Foto: Marcelo Calazans)



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions