ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 28º

Meio Ambiente

Pesquisa avalia impacto ambiental gerado pela população na bacia do Rio Amambai

Liana Feitosa | 19/05/2015 13:32
Pesquisa analisa os nutrientes da água e as alterações que ela pode ter sofrido devido à interferência humana. (Foto: Divulgação)
Pesquisa analisa os nutrientes da água e as alterações que ela pode ter sofrido devido à interferência humana. (Foto: Divulgação)

Pesquisadoras da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) estão analisando as consequências da atividade humana em córregos do município de Naviraí, a 366 quilômetros de Campo Grande.

Ana Paula Lemke, do programa de doutorado em Recursos Naturais da universidade, e Kellen Natalice Vilharva, do 5º semestre de bacharelado em Ciências Biológicas, analisam os nutrientes da água e as alterações que ela pode ter sofrido devido à interferência humana.

O projeto começou a ser desenvolvido em outubro do ano passado e será finalizado em setembro deste ano e ocorre sob orientação do professor Yzel Rondon Súarez.

As pesquisadoras comparam os dados obtidos com a Resolução Conama nº 357 de 2005. A regra oferece parâmetros que indicam se as informações obtidas estão em conformidade com o que a legislação sugere como ideal. A bacia do Rio Amambai é objeto de pesquisa, assim como suas microbacias afluentes.

Itens - "Constatamos que as variáveis que mais estão fora dos valores que a Resolução sugere são coliformes fecais, nitrogênio, oxigênio dissolvido e fósforo", afirma a doutoranda.

"A alteração desses valores ocorre, principalmente, nos pontos mais próximos à cidade de Naviraí, que são os pontos do Córrego Touro e os pontos da foz do Tarumã. Já os pontos mais distantes da área urbana têm qualidade de água melhor, como os pontos da nascente do Córrego Tarumã e os pontos do Cumandaí", detalha Ana Paula.

A ingestão de água imprópria para consumo pode levar à aquisição de doenças, como diarreia. Outros riscos podem surgir a partir da alimentação de peixes que estão contaminados e até mesmo tomar banho nesses riachos pode indicar perigo.

“Se os rios continuarem a ser degradados, o principal problema que pode acontecer é a perda da diversidade que existem ali: peixes, algas, crustáceos e outros seres que dependem do corpo hídrico para sobreviver”, explicam as acadêmicas.

Futuro - O projeto ainda analisará como são utilizados os solos nas áreas em estudo com o objetivo de quantificar espaços que abrigam agropecuária, áreas urbanas, áreas úmidas naturais e os fragmentos florestais nativos.

“Este trabalho pode ser diretamente aplicado na qualidade de vida da população envolvida após a conclusão. A escolha pela área em Naviraí é por conta de projetos que já temos na região e que permitiam o financiamento”, pontua Súarez, orientador.

Os resultados do estudo serão apresentados para a administração municipal, junto com estratégias eficientes para conservação e, se necessário, para a recuperação do rio.

Nos siga no Google Notícias