ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Meio Ambiente

Pesquisa inédita no país vai traçar em 2 meses produção de peixes no Estado

Luciana Brazil | 13/05/2014 12:12
Produção de peixe será mapeada no Estado. (Foto:Marcelo Victor)
Produção de peixe será mapeada no Estado. (Foto:Marcelo Victor)

Daqui a dois meses o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) deve apresentar o primeiro levantamento sobre aquicultores no Estado. A pesquisa, que vai percorrer os 79 municípios, vai mapear e quantificar o número de criadores de peixes em Mato Grosso do Sul, além de obter dados específicos sobre a aquicultura. A medida inédita, e que será realizada também em outros estados, é uma parceria entre o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e o IBGE.

Serão 35 profissionais empenhados no levantamento, que deve demorar cerca de dois meses para ficar pronto, segundo o chefe de divisão do IBGE/MS, Mario Alexandre Frazeto. “Será uma pesquisa completa da psicultura. Existia a demanda, mas não existia quem fizesse”, explica. Mario diz que o processo é rápido. “Dois meses é o tempo suficiente”, garante.

Nesta primeira busca, apenas os criadores, e consequentemente revendedores, farão parte dos dados. “Queremos saber inicialmente quanto se produz de peixe no Estado. Agora, apenas os criadores e revendedores farão parte dessa pesquisa”.

O IBGE já realiza anualmente a PPM (Pesquisa da Pecuária Municipal), onde são levantados dados da atividade pecuária em todos os municípios do país. A novidade é que, por meio do convênio firmado entre o IBGE e o Ministério, a produção do pescado também fará parte do levantamento.

Com a coleta desses dados, os órgãos de planejamento do governo Federal também terão mais informações para o aprimoramento de políticas públicas e sistema de crédito.

Para o representante da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), o advogado Cezar Renato Gazolla, a medida vai beneficiar cidades e gestores. “Sempre que se tem dados específicos, os investimentos chegam mais fáceis”, frisa.

Cezar reforçou que a tecnologia é o incremento que falta a muitos municípios, o que, segundo ele, dá impulso ao desenvolvimento. “Mato Grosso do Sul é um estado que tem potencial imenso. Temos que deixar de ser meros exportadores de matéria prima, para exportarmos o produto pronto. O Brasil precisa disso. Com dados precisos, os empresários têm respaldo para investir nos municípios. E além disso, precisamos de tecnologia”.

Hoje, segundo o Ministério da Pesca de Mato Grosso do Sul, o país exporta mais de U$ 1 bilhão de dólares, incluindo peixes que são produzidos aqui.

O superintendente da pesca em Mato Grosso do Sul, Luiz David Figueiró, afirmou que com o levantamento será possível investir em pontos vulneráveis. “Queremos saber o que é produzindo e qual é o potencial hídrico. Também queremos saber o que pode ser melhorado e o que existe no município”.

Ainda não há dados oficiais sobre o número de aquicultores, mas o Ministério da Pesca no Estado acredita que existam, pelo menos, 800 criadores de peixes. Já na pesca extrativista, categoria que não será  implementada nessa etapa, são aproximadamente 8 mil pescadores.

A pesquisa da aquicultura será feita anualmente, assim como a PPM.

Nos siga no Google Notícias