A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

01/12/2013 17:36

Petrobras apresenta programas ambientais para Três Lagoas

Vinícius Squinelo

A Petrobras apresentou, durante o Seminário de Avaliação e Devolução dos Programas Ambientais, os programas socioambientais desenvolvidos na Usina Termelétrica Luís Carlos Prestes e para o município de Três Lagoas, distante 338 km de Campo Grande.

Veja Mais
Temporais dão trégua de 4 dias, mas voltam na quarta-feira, prevê Inmet
Primeira maratona do país com foco em saneamento é realizada na Capital

O evento, realizado na quinta-feira, contou com a participação de moradores de diversas comunidades, presidentes de associações de moradores, estudantes e autoridades locais, que lotaram o auditório da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul para conhecer melhor as atividades promovidas pela Petrobras na região desde 2004.

“Trouxemos aqui os resultados das pesquisas e ações desenvolvidas durante anos por muita gente séria e qualificada. Um resultado que vai desde a manutenção da diversidade de animais no entorno da usina, passando pela boa qualidade do ar e também das águas”, destacou o gerente da UTE, Marcelo Ferreira Pelegrini, que detalhou ainda o funcionamento e a importância econômica da termelétrica. “Promovemos aqui uma oportunidade única para mostrar nosso trabalho e responsabilidade ambiental para esse público tão diverso, que vai de crianças a idosos”, concluiu.

Os programas foram detalhados pela engenheira de Meio Ambiente, Ágatha Comineti que citou, por exemplo, a presença de aves que têm sido consideradas indicadoras ambientais, como algumas espécies de pica-paus, por serem as primeiras a desaparecer em áreas impactadas. “Além dos pássaros, catalogamos a presença de répteis e até tamanduás, comprovando que o meio ambiente está sendo preservado e os impactos estão sob controle”, enfatizou a engenheira, ao explicar que o monitoramento da fauna, do ar, água e resíduos é constante.

Outro ponto abordado durante o evento foi a consciência ambiental repassada a professores e estudantes de 15 escolas municipais por meio do projeto de Educação Ambiental e Comunicação Social, realizado pela Petrobras em parceria com a UFMS e Secretaria Municipal de Educação. “Esta iniciativa capacitou professores e demonstrou aos alunos, por meio de atividades como oficinas e teatro, a importância de preservar o lugar em que vivemos”, apontou a professora da UFMS Edima Aranha, que encerrou o ciclo de palestras.

O projeto culminou ainda na edição de um livro sobre o desenvolvimento sustentável da área situada às margens do rio Sucuriú, apresentado, durante congresso na Costa Rica, a representantes do México, Uruguai, da Espanha, Venezuela, Colômbia, Chile e Argentina e considerado referência internacional. “Hoje conseguimos devolver à sociedade o resultado das ações que acontecem em Três Lagoas e servem de exemplo a outras empresas”, finalizou a professora.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions