ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Meio Ambiente

Petrobras apresenta programas ambientais para Três Lagoas

Vinícius Squinelo | 01/12/2013 17:36

A Petrobras apresentou, durante o Seminário de Avaliação e Devolução dos Programas Ambientais, os programas socioambientais desenvolvidos na Usina Termelétrica Luís Carlos Prestes e para o município de Três Lagoas, distante 338 km de Campo Grande.

O evento, realizado na quinta-feira, contou com a participação de moradores de diversas comunidades, presidentes de associações de moradores, estudantes e autoridades locais, que lotaram o auditório da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul para conhecer melhor as atividades promovidas pela Petrobras na região desde 2004.

“Trouxemos aqui os resultados das pesquisas e ações desenvolvidas durante anos por muita gente séria e qualificada. Um resultado que vai desde a manutenção da diversidade de animais no entorno da usina, passando pela boa qualidade do ar e também das águas”, destacou o gerente da UTE, Marcelo Ferreira Pelegrini, que detalhou ainda o funcionamento e a importância econômica da termelétrica. “Promovemos aqui uma oportunidade única para mostrar nosso trabalho e responsabilidade ambiental para esse público tão diverso, que vai de crianças a idosos”, concluiu.

Os programas foram detalhados pela engenheira de Meio Ambiente, Ágatha Comineti que citou, por exemplo, a presença de aves que têm sido consideradas indicadoras ambientais, como algumas espécies de pica-paus, por serem as primeiras a desaparecer em áreas impactadas. “Além dos pássaros, catalogamos a presença de répteis e até tamanduás, comprovando que o meio ambiente está sendo preservado e os impactos estão sob controle”, enfatizou a engenheira, ao explicar que o monitoramento da fauna, do ar, água e resíduos é constante.

Outro ponto abordado durante o evento foi a consciência ambiental repassada a professores e estudantes de 15 escolas municipais por meio do projeto de Educação Ambiental e Comunicação Social, realizado pela Petrobras em parceria com a UFMS e Secretaria Municipal de Educação. “Esta iniciativa capacitou professores e demonstrou aos alunos, por meio de atividades como oficinas e teatro, a importância de preservar o lugar em que vivemos”, apontou a professora da UFMS Edima Aranha, que encerrou o ciclo de palestras.

O projeto culminou ainda na edição de um livro sobre o desenvolvimento sustentável da área situada às margens do rio Sucuriú, apresentado, durante congresso na Costa Rica, a representantes do México, Uruguai, da Espanha, Venezuela, Colômbia, Chile e Argentina e considerado referência internacional. “Hoje conseguimos devolver à sociedade o resultado das ações que acontecem em Três Lagoas e servem de exemplo a outras empresas”, finalizou a professora.

Nos siga no Google Notícias