ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

Piracema começa amanhã com proibição da pesca em todos os rios

Priscilla Peres | 04/11/2016 06:43
Fiscalização é reforçada para evitar crimes ambientais. (Foto: PMA)
Fiscalização é reforçada para evitar crimes ambientais. (Foto: PMA)

Hoje é o último dia para pescar nos rios de Mato Grosso do Sul, pois amanhã começa a piracema. Junto ao período de reprodução dos rios, ocorre todos os anos a proibição da pesca em todos os rios, medida que vai vigorar até 28 de fevereiro.

Para evitar crimes ambientais nesta época, a PMA (Polícia Militar Ambiental) reforçou a fiscalização nos rios. A estratégia da polícia é monitorar cardumes, principalmente nos pontos em que são mais vulneráveis à pesca predatória, como cachoeiras e corredeiras. Em vários pontos serão montados postos fixos com policiais 24 horas.

O esquema especial de fiscalização contará com 369 policiais, lotados em 25 Subunidades em 18 municípios. Amanhã, a PMA vai priorizar a montagem de Postos Avançados, fixos, nas principais cachoeiras e corredeiras nos rios do Estado e da União, perfazendo um total de 10 postos, no intuito de monitorar os cardumes.

De acordo com a PMA, esses locais são pontos cruciais para a fiscalização, pois, quando os cardumes ali chegam, precisam que a água atinja uma vazão que lhes permita continuar a subida e, consequentemente, ficam muito vulneráveis, tornado-se presas fáceis para pescadores que retirariam facilmente grandes quantidades de peixes, fazendo uso de petrechos proibidos de malha, como redes e tarrafas.

Quem tiver pescado antes do período de fechamento da pesca precisa procurar a PMA, para poder transportar os peixes legalmente. Após pagamento da taxa de R$ 24, os policiais fiscalizam e lacram o produto para transporte. Isso porde ser feito em qualquer unidade da polícia militar ambiental.

Nos siga no Google Notícias