ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 16º

Meio Ambiente

Piracema começa em três rios de MS e pesca está proibida a partir de hoje

Priscilla Peres | 01/11/2016 06:46
Polícia intensifica fiscalização nos rios neste período. (Foto: PMA)
Polícia intensifica fiscalização nos rios neste período. (Foto: PMA)

Começa hoje em Mato Grosso do Sul, a primeira fase da Piracema com o fechamento da pesca em três rios. A partir de hoje, fica proibido pescar no leito do rio Paraná, no Paranaíba e no Aporé. A segunda fase começa no próximo dia 5.

Como todos os anos, a medida é necessária para proteger os peixes durante o período de reprodução. De acordo com a PMA (Polícia Militar Ambiental), a partir do dia 5 a pesca fica proibida em todos os rios do Estado, até 28 de fevereiro 2017.

Está em andamento a operação Dia de Finados, dentro da operação Pré-piracema que começou em 1º de outubro e vai manter todos policiais nos rios até 00h00 do dia 6 de novembro, com o fechamento da pesca, no intuito de evitar que pessoas prolonguem a pesca em período já fechado.

Durante a piracema, a fiscalização será intensificada, mas de acordo com a PMA a estratégia será diferenciada, com monitoramento dos cardumes e cuidados com as cachoeiras e corredeiras, considerados pontos críticos.

Proibição - Nos lagos das usinas rio Paraná é permitido ao pescador amador, a pesca de 10 kg de pescado mais um exemplar, de peixes não nativos e exóticos como: Tucunaré, Curvina, Porquinho, Tilápia, bagre africano, etc. Essa regra só vale para este local.

O pescador deve respeitar 1.500 metros de distância das barragens das usinas. E o pescador profissional pode pescar para as mesmas espécies de peixes, não existe limite de cota, porém, só podem utilizar molinetes e linhadas de mão. A pesca de subsistência também é permitida.

Na Bacia do Paraguai será permitida somente a pesca de subsistência para o morador ribeirinho. Ressaltando, que pessoas que moram nas cidades ribeirinhas não podem pescar. A pesca de subsistência é para manutenção da vida, ou seja, para pessoas que dependem daquela proteína para sobreviver. Podem capturar 3 kg, ou um exemplar, não podendo comercializar de forma alguma.

A partir do dia 1º de fevereiro de 2017 abre-se a pesca na modalidade pesque-solte no leito do rio Paraguai, estendendo-se até o dia 28 de fevereiro, quando a partir do dia 1º de março a pesca estará aberta novamente.

Nos siga no Google Notícias