ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Meio Ambiente

Plantas que não dependem de terra vivem até em fiação elétrica

Viviane Oliveira | 29/07/2015 10:34
Bromélias dão o ar da graça até na fiação elétrica. (Foto: Marcos Ermínio)
Bromélias dão o ar da graça até na fiação elétrica. (Foto: Marcos Ermínio)
Há pouco mais de uma semana, Fabiano montou uma barraca para venda de verduras, bem embaixo das bromélias, escolheram a fiação como moradia.
(Foto: Marcos Ermínio)
Há pouco mais de uma semana, Fabiano montou uma barraca para venda de verduras, bem embaixo das bromélias, escolheram a fiação como moradia. (Foto: Marcos Ermínio)

Elas parecem ninho de passarinho ou matinhos pendurados em fios e não precisam de terra para sobreviver, apenas de um apoio para dar o ar da graça. Em Campo Grande, basta dar uma volta para encontrar as bromélias, plantas que vivem em tronco de árvores, pedras e até em fiação elétrica.

Na Avenida Guaicurus, próximo ao campus de uma faculdade, as bromélias chamam a atenção de quem passa pelo local por estar sobre frestas de fios.

O comerciante Fabiano Chaparro, 28 anos, que tem uma barraca de verduras na esquina da via, pensava que o vento levava a plantinha para o local, mas que ela não poderia viver ali, até porque não tem terra. “É muito interessante, mas será que uma planta consegue sobreviver em cima de fios de energia?", questionou.

Sim. A resposta é da professora doutora do curso de Agronomia da Uniderp/Anhanguera, Denise Renata Pedrinho. Ela explica que as plantas estão nas árvores e as sementes são levadas para diversos lugares pelo vento e pezinhos de passarinhos.

As plantas, chamadas de epífitas, não dependem de terra para sobreviver, apenas de outros objetos que servem como suporte. Elas têm mecanismos para absorver nutrientes e água sem precisar do solo. “As bromélias são encontradas em pedras, cascas das árvores e no caso da cidade, as sementinhas voam e fixam nos fios”, diz.

Conforme a professora, a planta tem folhas fininhas e fabrica o próprio alimento através da fotossíntese. Essa espécie possui um tipo de pelo modificado, que ajuda na retenção de água, umidade e poeira, os três auxiliam na nutrição dela. A espécie não causa prejuízo à fiação elétrica. “As bromélias migram das árvores, dão o ano todo e vão se proliferando”, destaca. Outra espécie da mesma família da bromélia é a orquídea.

Há quase 3 anos, o Campo Grande News publicou matéria sobre a vida das bromélias na fiação, mas o fato inusitado continua gerando curiosidade.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias