ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

PMA começa fiscalização especial da Semana Santa à 0h dessa quinta-feira

Fernando da Mata | 04/04/2012 12:11

Além da fiscalização nos rios, serão feitas também barreiras e combate ao desmatamento e carvoarias irregulares e outras crimes ambientais

Com o objetivo principal de prevenir a pesca predatória nos cursos d’água de Mato Grosso do Sul, a PMA (Polícia Militar Ambiental) começa, a partir da zero hora dessa quinta-feira (5), a fiscalização da Operação Semana Santa.

Até às 8 horas da próxima segunda-feira (9), cerca de 310 policiais vão trabalhar na operação. Além da fiscalização nos rios, serão feitas também barreiras e combate ao desmatamento e carvoarias irregulares e outras crimes ambientais, com visitas às propriedades rurais.

Segundo a PMA, municípios com rios piscosos e com tradição de pesca desportiva e profissional (como Coxim, Corumbá, Miranda e Aquidauana) receberão atenção especial. Durante a operação do ano passado, 18 pessoas receberam multas que totalizaram R$ 61,6 mil.

Alerta - Os pescadores devem ficar atentos às restrições em alguns cursos d’água do estado e áreas de reserva de pesca.

Segundo a PMA, a pesca é totalmente proibida no córrego Azul e nos rios Salobra, Formoso, da Prata, Nioaque e alguns trechos do Apa (entre a Cachoeira Grande e Cachoeirinha e entre o destacamento de Ingazeiro até a foz com o Rio Paraguai, em Porto Murtinho).

Em quatro rios, é permitido o pesque e solte: Perdido, Abobral, Vermelho e Negro (trecho entre a confluência com o córrego Lajeado, perto da cidade de Rio Negro, até o brejo existente no limite oeste da fazenda Fazendinha, em Aquidauana).

Práticas como pescar com petrechos ou métodos proibidos, capturar peixes em quantidade superior à permitida ou em local proibido e capturar pescado com tamanho inferior ao permitido continuam sendo crimes.

Legislação de pesca - Há determinações específicas para pescadores amadores e profissionais relativas aos petrechos proibidos, cota para captura e transporte.

Os amadores podem capturar até dez quilos mais um exemplar de qualquer peso, desde que não seja do tamanho inferior ao permitido, e cinco exemplares de piranha. Dentre os petrechos proibidos, estão: cercado, pari ou qualquer aparelho fixo; do tipo elétrico, sonoro ou luminoso; fisga, gancho ou garateia, pelo processo de lambada; arpão, flecha, covo, espinhel ou tarrafão; substância tóxica ou explosiva; anzol de galho; qualquer aparelho de malha, como redes e tarrafas.

Já os profissionais também estão proibidos de utilizar todos os petrechos listados para os amadores, com exceção dos anzóis de galho. É permitida a utilização de tarrafa para captura de isca (altura máxima de 2m, malha entre 20 e 50 mm e linha de náilon com espessura máxima de 0,5 mm); oito anzóis de galho devidamente identificados, cinco bóias fixas (cavalinho), cinco joão-bobos (bóias), devidamente identificados.

A cota para os profissionais é de 400 quilos de pescado por mês.

Manual - Durante o ano, a PMA distribuirá um Manual do Pescador contendo toda a legislação de pesca tanto para a Bacia do rio Paraná quanto para a Bacia do Rio Paraguai.

Entre as principais informações do manual estão: piracema, declaração de estoques, tamanhos mínimos de captura de pescado e iscas vivas, petrechos proibidos, áreas de reservas de pesca, rios e trechos em que a pesca é proibida, rios e trechos onde só é permitida a pesca na modalidade pesque-solte, transporte de pescado, licença de pesca.

MANUAL_PESCADOR_2012_curvas -- último.pdf

Nos siga no Google Notícias