ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

PMA deflagra operação com foco no combate ao tráfico de papagaio

Francisco Júnior | 09/10/2012 11:21
Foco é tráfico de papagaios
Foco é tráfico de papagaios

A PMA (Polícia Militar Ambiental) deflagra a partir de amanhã, às 12h horas, a “Operação Padroeira do Brasil”, contando com 80% do seu efetivo que é de 355 homens. Este ano o foco principal é o combate ao tráfico de papagaios.

Este é um período preocupante para a PMA com relação ao tráfico de animais silvestres, pois, de setembro a dezembro é o período de reprodução do papagaio que é a espécie mais traficada no Estado.

Neste período, a PMA realiza trabalhos preventivos nas propriedades rurais, por meio de informação da legislação e Educação Ambiental, visto que os traficantes é de aliciamos sitiantes e funcionários de fazendas, para que retirem os animais e os avisem para que os comprem.

A região principal do problema e local, onde a PMA efetuou as 2 apreensões de papagaios deste ano, é a situada nos municípios de Jateí, Batayporã, Bataguassu, Ivinhema, Novo Horizonte do Sul, Anaurilândia, Três Lagoas, Santa Rita do Pardo, Nova Andradina e Brasilândia, além de Naviraí e Mundo Novo.

Serão desenvolvidas também barreiras e combate ao desmatamento e outros crimes contra a flora e carvoarias irregulares e caça ilegal, com visitas às propriedades rurais. Os policias também trabalharão no combate a pesca predatória.

Na operação do ano passado, 30 pessoas foram autuadas e aplicadas multas que chegaram a R$ 55.460,00.

O Comando da PMA alerta às pessoas que se utilizem dos nossos recursos naturais dentro do que permite a legislação, pois as penalidades administrativas e criminais são pesadas. As multas podem chegar a R$ 50 milhões e as penas criminais, até 05 anos de reclusão.

A operação será encerrada às 8 horas de segunda-feira (15).

Nos siga no Google Notícias