ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Meio Ambiente

PMA do Estado inicia trabalhos na fronteira com lancha especial nesta sexta

Paula Vitorino | 17/03/2011 13:59

O veículo comporta 10 pessoas, tem dormitórios e cozinha. (Foto: Divulgação)
O veículo comporta 10 pessoas, tem dormitórios e cozinha. (Foto: Divulgação)

A PMA (Polícia Militar Ambiental) de Mato Grosso do Sul inicia amanhã as operações de fiscalização com a lancha especial que foi fornecida pelo Ministério da Pesca.

O veículo servirá como um Posto Avançado para atuação, especialmente, nas áreas de fronteira com o Paraguai e Bolívia, além da divisa com o Mato Grosso.

A lancha deve dar mais rapidez ao trabalho da PMA, sendo que pode chegar à velocidade de 40 km por hora. O veículo comporta 10 pessoas, tem dormitórios e cozinha.

Além disso, a lancha ainda possui outras tecnologias acopladas, como sonar, que permite aos policiais monitorar os cardumes, e radares.

De acordo com a PMA, a embarcação resolve o problema de cansaço dos recursos humanos para se manter a fiscalização a longa distância, quando os policiais pousavam e cozinhavam em barracas em beira de rio e se trabalhava com embarcações de pequeno porte.

“Como a embarcação é equipada com cozinha, sala de jantar, microondas, fogão, ar condicionado e alojamentos, os policiais estarão sempre descansados para efetuar a fiscalização de forma mais efetiva”, destaca.

Pequenas embarcações serão engatadas à lancha para execução de fiscalização em corixos e pequenos rios. O Comando da PMA também utilizará policiais de todas as Subunidades do Estado para compor o efetivo que trabalhará em revezamento na embarcação, sob orientação do Comandante da PMA de Corumbá.

A inauguração da lancha será amanhã (18), às 11h, no quartel da Polícia Militar Ambiental de Corumbá (às margens do rio Paraguai). O veículo está a disposição da PMA desde dezembro do ano passado, mas só agora foi concluída a regularização da documentação neessária para o uso da embarcação.

Nos siga no Google Notícias