ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 28º

Meio Ambiente

PMA investiga mortandade de peixes em córrego na região da Gameleira

Mariana Lopes | 30/11/2012 12:45
Além do produto poluente, o córrego está bastante sujo (Foto: Reprodução SBT MS)
Além do produto poluente, o córrego está bastante sujo (Foto: Reprodução SBT MS)

Diante da denúncia de que peixes estavam morrendo no córrego Anahnduí, próximo à região da Gameleira, em Campo Grande, a Polícia Militar Ambiental investiga a causa da mortandade e, na manhã desta sexta-feira (30), realizou a segunda vistoria no local para tentar encontrar o provável ponto de lançamento do produto que poluiu a água.

De acordo com a PMA, curimbatás de quase três quilos foram encontrados boiando no córrego, e a mortandade teria sido provocada por um lançamento pontual de algum produto poluente. A principal suspeita da Polícia é de que sejam resíduos de fossa que foram despejados por alguma empresa do ramo.

Foi recolhida amostra da água do córrego que será entregue à Imassul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) para a análise dos poluentes. O caso também será encaminhado à Decat (Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Ambientais e Proteção ao Turista).

Contudo, de acordo com o assessor de comunicação da PMA, Major Ednilson Queiroz, mesmo com a coleta da água, o exame pode ser prejudicado por causa da demora na análise do conteúdo. “Quanto mais tempo leva para analisar, menores são os resquícios que ficam”, explica o major.

curimbatás foram encontrados boiando no córrego Anhanduí(Foto: Reprodução SBT MS)
curimbatás foram encontrados boiando no córrego Anhanduí(Foto: Reprodução SBT MS)
PMA recolheu amostra da água para encaminhar à Imasul (Foto: Reprodução SBT MS)
PMA recolheu amostra da água para encaminhar à Imasul (Foto: Reprodução SBT MS)

O risco de mais mortandade no córrego é praticamente zero, segundo o major. “Ainda não localizamos a fonte de lançamento, mas dá para afirmar que foi pontual, pois se fosse algo constante ainda estaria morrendo peixe, e não é o caso, ou seja, não poluiu o córrego todo”, afirma Queiroz.

Na região onde os peixes foram encontrados boiando também há muita sujeira, como garrafas pet e outros dejetos. A PMA recebe denúncias de crimes ambientais pelo telefone (67) 3357-1500.

Nos siga no Google Notícias