ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Meio Ambiente

PMA terá equipe móvel em lancha recebida do Ministério da Pesca

Marta Ferreira | 20/12/2010 16:29

Objetivo de melhorar a fiscalização no Pantanal e nos rios de fronteira.

Veículo comporta 10 pessoas e chega a 40 km por hora.(Foto: divulgação)
Veículo comporta 10 pessoas e chega a 40 km por hora.(Foto: divulgação)

Vai ser entregue na próxima quarta-feira uma lancha doada à PMA (Polícia Militar Ambiental) de Mato Grosso do Sul pelo Ministério da Pesca, com o objetivo de melhorar a fiscalização no Pantanal e nos rios de fronteira.

A lancha pode chegar à velocidade de 40 km por hora, o que vai dar mais rapidez ao trabalho da PMA.

O veículo, que comporta 10 pessoas, tem dormitórios e cozinha. “A lancha proporciona conforto aos policiais que hoje saem para missões que duram em média cinco dias. A equipe que antes teria que pousar na beira do rio, agora terá mais espaço e conforto para descansar e depois continuar na fiscalização intensa nos rios que cortam o Estado ”, explica o capitão Ednilson Queiroz.

A aquisição da lancha é resultado de um projeto elaborado pela PMA e encaminhado em março deste ano para o Ministério da Pesca, sobre a necessidade de obter o equipamento para reforçar a fiscalização no Pantanal do Estado, bastante procurado pelo turismo de pesca.

A lancha ficará em Corumbá, município que tem metade de seu território no Pantanal e por onde passa o Rio Paraguai.

De acordo com o projeto, nessa região é necessária uma estrutura especial de fiscalização, pois existem problemas de pesca predatória no rio principalmente por pessoas de países vizinhos que utilizam petrechos proibidos, além de praticar a caça ilegal. O novo veículo atenderá também outras regiões de Fronteira e divisa com o Estado do Mato Grosso.

A ideia, segundo o capitão Queiroz, é que uma equipe móvel use a lancha, percorrendo os rios de fronteira com o Paraguai e Bolívia, coibindo as ações predatórias nos rios do Estado.

Nos siga no Google Notícias