ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Meio Ambiente

Polícia Ambiental finaliza estratégias de fiscalização para piracema em MS

Bruno Chaves | 03/11/2013 11:54
Ao todo, 329 policiais atuarão nos rios de MS (Foto: Divulgação/PMA)
Ao todo, 329 policiais atuarão nos rios de MS (Foto: Divulgação/PMA)

Devido ao período de defeso para a proteção da Piracema nos rios de Mato Grosso do Sul, a PMA (Polícia Militar Ambiental) finaliza estratégias para fiscalizar os rios do território estadual a partir de meia noite de amanhã (4).

Segundo informações da assessoria de imprensa da polícia, o período de fiscalização se estenderá até o dia 28 de fevereiro de 2014, em todos os locais. Na Bacia do Rio Paraguai será permitida a pesca de subsistência para o morador ribeirinho, que pode capturar peixe de até 3 kg, ou um exemplar, não podendo comercializar de forma alguma.

Estratégias – Por meio de fiscalização com inteligência, a PMA tem conseguido evitar que pescadores atuem nos rios do Estado durante a Piracema. O objetivo da corporação é manter os peixes vivos nos rios para que eles cumpram sua função natural de reprodução.

Como nos anos anteriores, o efetivo da PMA será de 329 policiais, lotados em 25 subunidades em 18 municípios. Este esquema especial já começa com a manutenção dos policiais que estão desde o dia 25 de outubro trabalhando na operação pré-piracema.

A polícia montará Postos Avançados nas principais cachoeiras e corredeiras nos rios do Estado para monitorar os cardumes. Os postos serão montados nos seguintes locais: Cachoeira Branca (Rio Verde) – Água Clara; Cachoeira do Sossego (Rio Aquidauana) – Rochedo; Cachoeira do Rio Anhanduí – Santa Rita do Pardo; Cachoeira do Serrano (Rio Aquidauana) – Aquidauana; Cachoeira das Palmeiras (Rio Taquari) – Coxim; Barra do rio Aquidauana com o Miranda – Município de Miranda; Parque Estadual Várzeas do Ivinhema – Parque – Jateí; Cachoeira do Salto Pirapó – Rio Amambai – (Amambai).

Permissão de pesca – Nos lagos das Usinas do Rio Paraná é permitida a pesca de 10 kg de pescado mais um exemplar de peixes não nativos da bacia e exóticos como Tucunaré, Curvina, Porquinho, Tilápia etc. A medida vale somente nos lagos das Usinas do Rio Paraná.

Para o pescador profissional não há limite de cota para a captura das mesmas espécies, porém, não se podem utilizar petrechos de emalhar. Somente, molinetes, linhadas, caniços simples e carretilhas. O pescador deve respeitar 1.500 metros de distância das barragens das usinas. Nesses locais e para essas espécies será permitida a pesca embarcada ou desembarcada.

Nos siga no Google Notícias