ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

Polícia Militar Ambiental inicia amanhã a Operação Padroeira do Brasil

Edmir Conceição | 06/10/2011 10:38

A Polícia Militar Ambiental deflagra a partir de amanhã e encerra no dia 13 (quinta-feira) a Operação Padroeira do Brasil, que vai mobilizar pelo menos 80% do seu efetivo, que é de 357 homens.

No mês de outubro é comum a Polícia Militar Ambiental manter o patrulhamento reforçado nos rios, em razão de ser, normalmente, o último mês de pesca aberta, fator que eleva o número de turistas de fora e da população do Estado nos rios praticando pesca.

Com o feriado prolongado, a fiscalização será intensificada. Segundo a PMA, mesmo com a fiscalização de rotina houve crescimento no número de prisões por pesca predatória.

Os comandantes das 25 subunidades empregarão todo o efetivo no trabalho de fiscalização em suas respectivas áreas de atuação.

Outros crimes ambientais serão combatidos, em especial, o tráfico de animais silvestres, em virtude deste período crítico relativo ao tráfico de papagaios. Serão desenvolvidas também barreiras e combate ao desmatamento e carvoarias irregulares, com visitas às propriedades rurais.

Cinco equipes da sede (Campo Grande) estarão itinerantes, em fiscalização em área não definida, fiscalizando todos os tipos de crimes e infrações ambientais, em contato com as equipes de rios, para a movimentação de presos e materiais para as delegacias, caso aconteçam prisões em flagrante.

O Comando da PMA alerta às pessoas que se utilizem dos recursos naturais dentro do que permite a legislação, pois as penalidades administrativas e criminais são pesadas. As multas podem chegar a R$ 50 milhões e as penas criminais, até 05 anos de reclusão.

Na operação passada 19 pessoas foram presas e multadas em R$ 328.700,00.

Nos siga no Google Notícias