ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Meio Ambiente

População destrói 35% de todas as árvores plantadas em Campo Grande

Wendell Reis | 19/12/2011 11:21
Prefeito plantou a primeira das 1.000 mudas de ipê que serão plantadas no bairro Nova Lima(Foto:João Garrigó)
Prefeito plantou a primeira das 1.000 mudas de ipê que serão plantadas no bairro Nova Lima(Foto:João Garrigó)

O prefeito Nelson Trad Filho (PMDB) plantou um ipê branco na manhã desta segunda-feira (19) para lançar o projeto “Via Verde” no bairro Nova Lima. Durante a cerimônia o secretário de Meio Ambiente, Marcos Cristaldo, divulgou um dado preocupante: das 10 árvores plantadas em Campo Grande desde setembro de 2010, 3.500 foram destruídas pela própria população.

Durante a cerimônia o prefeito pediu empenho da população, para que cuide das árvores, aguando e evitando que formigas tomem conta. Ele lembrou que quando se planta uma árvore, se resolve vários problemas, tendo em vista que ela proporciona sombra, contribui com o paisagismo, tem importante papel na fotossíntese, oxigênio e drenagem, para segurar o solo, evitando erosões como as que ocorrem constantemente no bairro Nova Lima.

Cristaldo lembra que o projeto Via Verde está dentro do Programa de Arborização da cidade. O programa prevê a compensação ambiental por parte das empresas que se instalam na Capital, sem frear o crescimento, mas ajudando o meio ambiente, já que com a instalação de empresas sempre ocorrem supressões vegetais.

Segundo o secretário, a ONU (Organização das Nações Unidas) prevê um índice mínimo de cobertura de 12m² de vegetação por habitante e a Capital possui um índice sete vezes superior a este mínimo, com uma cobertura de 74m²/habitantes. O Plano Diretor de Arborização prevê ainda um plantio de 10 mil mudas de árvore por ano, para que em 2020 Campo Grande tenha uma árvore para cada habitante.

As árvores são plantadas com critérios de largura de calçadas e preocupação com fiação e outros conflitos, para manter a qualidade de vida e a cobertura avantajada que a Capital possui. A expectativa é de que as árvores, plantadas com dois anos de vida, consigam dar o retorno esperado daqui a dois anos, quando ela estará com quatro anos.

O Plano Diretor também proibiu a doação de mudas para a população por conta dos problemas com porte, que acaba comprometendo a estrutura das calçadas. Entretanto, em 2011 foi criado o projeto “Fruta no Quintal”. O projeto garante a distribuição de mudas de árvores frutíferas para serem plantadas nos quintais, aumentando a área permeável e, consequentemente, evitando que as águas venham para ruas e causem enchentes. As árvores mais comuns plantadas pela prefeitura são o ipê e a pata-de-vaca.

O vereador Carlos Borges (PSB) também falou da importância do plantio para combater as erosões. Morador do bairro, ele ressaltou que o plantio é extremamente importante para combater a erosão que preocupa a região.

Carlão lembrou das obras que devem ser realizadas no bairro, citando a duplicação da avenida Zulmira Borba, por meio de emenda do ex-deputado Nelson Trad, falecido neste mês. O vereador aproveitou o evento para lembrar da necessidade do asfaltamento da rua Cândido Garcia e rua Alberto da Veiga.

Nos siga no Google Notícias