ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Meio Ambiente

Por mês, cerca de mil processos de licenciamento ambiental ficam na fila em MS

Fernando da Mata | 10/04/2012 10:19

Policiais ambientais durante trabalho no rio Pardo (Foto: Viviane Oliveira)
Policiais ambientais durante trabalho no rio Pardo (Foto: Viviane Oliveira)

Entre pedidos e expedições, cerca de mil processos de licenciamento ambiental ficam na fila de espera por mês em Mato Grosso do Sul, segundo o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).

Morosidade que ocorre por conta da disparidade entre o número de pedidos e a quantidade de licenças que são expedidas. Por mês, segundo o diretor de desenvolvimento do órgão, Roberto Gonçalves, três mil pedidos dão entrada no Imasul, enquanto são expedidas duas mil licenças no mesmo período.

“O aumento de demanda é frequente e permanente. Mês a mês, percebemos que aumenta a quantidade de pedidos de solicitações de licenciamento ambiental. Então nós temos que nos adequar e nos modernizar para atender essa demanda”, justificou Gonçalves.

Modernização que está ocorrendo, com a implantação do sistema de monitoramento do espaço rural, por meio de mapas e informações das áreas, e o aperfeiçoamento do Sisla (Sistema Interativo de Suporte ao Licenciamento Ambiental) e do Siriema (Sistema Imasul de Registros e Informações Estratégicas do Meio Ambiente). O próximo passo é a integração das bases de dados, que deve ocorrer até o fim do ano.

“A partir dessa integração, vamos ter condições de gerar relatórios gerenciais informando o que tem de empreendimento ou atividade licenciada em cada município, não só espacialmente, mas o conteúdo das informações referentes a cada atividade”.

Para o diretor de políticas públicas da ONG Ecoa Ecologia & Conservação, André Luiz Siqueira, Mato Grosso do Sul ainda patina bastante quando o assunto é política ambiental, apesar de alguns avanços.

“Historicamente, Mato Grosso do Sul é dominado pela agropecuária, no sul pela criação de gado e no norte, por plantações de grãos. O que falta, por exemplo, são investimentos em turismo ambiental, de base comunitária e ecoturismo. Além disso, falta atenção maior do governo em áreas degradadas e efetivo e equipamentos para várias regiões”, pontuou Siqueira.

O diretor da Ecoa destacou o aumento do desmatamento de vegetação nativa em áreas da planície pantaneira, principalmente em Taboco, Corumbá e Porto Murtinho. Gonçalves rebate afirmando que a supressão de vegetação tem decrescido em todos os biomas do estado, principalmente no Pantanal.

Diretor de desenvolvimento do Imasul destacou que aumento da demanda por licenciamento é frequente (Foto: Divulgação/Governo)
Diretor de desenvolvimento do Imasul destacou que aumento da demanda por licenciamento é frequente (Foto: Divulgação/Governo)

Campeão do desmatamento - Porto Murtinho figura na lista dos 53 municípios brasileiros que mais desmataram o Cerrado entre 2009 e 2010. A taxa de desmatamento superou 25 km², segundo o Ministério do Meio Ambiente.

Por isso, ele se tornou prioritário para o PPCerrado (Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas do Bioma Cerrado), que prevê medidas de incentivo às atividades econômicas sustentáveis, ordenamento territorial e controle para reduzir as taxas.

O diretor do Imasul frisou que estudos estão sendo feitos pelo órgão na região para que a destruição do Cerrado murtinhense seja contida. “O que estamos fazendo é trabalhar a informação e melhorar a fiscalização por meio do monitoramento da cobertura vegetal. Se o monitoramento é feito, nós conseguiremos diagnosticar onde tem ação mais forte de supressão de vegetação. Com essa informação, direcionaremos a fiscalização para lá”.

Ações em MS - Atualmente, uma das ações do Imasul no estado, de acordo com Gonçalves, é o investimento na recuperação da Bacia do Alto Taquari, que abrange 11 municípios.

Região do Rio Taquari, que tem projeto de recuperação do Imasul (Foto: Divulgação/Governo)
Região do Rio Taquari, que tem projeto de recuperação do Imasul (Foto: Divulgação/Governo)

“São três grandes projetos: de conservação de solo; de proteção e recuperação de matas ciliares e áreas de preservação permanente; e elaboração de um plano de gerenciamento integrado de resíduos sólidos.”

Outra ação é o projeto Siga MS (Sistema Integrado de Gestão Ambiental de Mato Grosso do Sul), que prioriza a melhoria da estrutura, capacitação dos funcionários e desenvolvimento de sistemas informatizados

“Tudo isso vai permitir uma gestão moderna e com informações confiáveis e quase que em tempo real, para que possa ter subsídio melhor para as tomadas de decisão”, enfatizou o diretor do Imasul.

Aparato - Uma força importante no trabalho de preservação do meio ambiente é a PMA (Polícia Militar Ambiental). Segundo o comandante da PMA, tenente-coronel Carlos Sebastião Matoso Braga, a corporação conta atualmente com 360 policiais, frota de 100 veículos, 75 barcos com motor de popa e três embarcações de grande porte.

Há mais de duas décadas na corporação, Braga frisou que os crimes ambientais estão diminuindo a cada ano em Mato Grosso do Sul.

“Na atualidade, tem se dado a devida importância para o meio ambiente ser fiscalizado”, disse o comandante, destacando também o papel importante que a população sul-mato-grossense vem exercendo para a preservação.

Nos siga no Google Notícias