A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

26/05/2015 16:03

Prefeito revoga decreto que liberava uso de poços e reacende polêmica

Priscilla Peres
Prefeito revogou decreto do início do mês que liberava uso de poços. (Foto: Marcos Ermínio)Prefeito revogou decreto do início do mês que liberava uso de poços. (Foto: Marcos Ermínio)

O prefeito de Campo Grande Gilmar Olarte (PP) revogou o decreto de 5 de maio, em que liberava o uso de poços e fontes alternativas de abastecimento de água, desde que tenham licença da Semac (Secretaria de Meio Ambiente). Com a decisão de hoje, o impasse sobre o uso de poços volta a tona.

Veja Mais
Decreto permite uso de poços artesianos e resolve impasse na Capital
Juiz manda hotéis fecharem poços e se conectarem à rede de água na Capital

No decreto do início do mês, a prefeitura permitia a instalação de poços, desde que colocado hidrômetro naqueles perfurados onde já tem rede de coleta de esgoto. Desse modo, seria medida a quantidade de água consumida e o dono do poço pagaria 70% sobre o valor que seria cobrado pela água, referente ao serviço de esgoto. Assim, o proprietário pagaria somente o serviço de esgoto e não pela água utilizada.

A discussão na Capital acontece desde 2012, quando um decreto municipal determinou que todos fossem desativados. Dois anos depois, a legislação estadual permitiu a prática, em decreto, desde que os estabelecimentos tivessem autorização do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).

O MPE (Ministério Público Estadual) chegou a entrar com várias ações na Justiça para que os estabelecimentos tampassem os poços e a prefeitura fiscalizasse para que outros não fossem perfurados.

No ano passado, foi realizada uma audiência pública que reuniu diversas entidades do setor empresarial, órgãos ligados as questões ambientais e MPE (Ministério Público Estadual), proposta pelo vereador Eduardo Romero (PT do B).

Decreto permite uso de poços artesianos e resolve impasse na Capital
O uso de poços artesianos virou um impasse em Campo Grande, desde 2012, quando um decreto municipal determinou que todos fossem desativados. No entan...
Juiz manda hotéis fecharem poços e se conectarem à rede de água na Capital
O juiz David de Oliveira Gomes Filho determinou o fechamento definitivo dos poços de água subterrânea situados em hotéis em Campo Grande. Além disso,...
Vereadores realizam audiência sobre uso de águas de poços artesianos
Os vereadores realizam Audiência Pública para discutir o uso de águas subterrâneas captadas de poços artesianos em Campo Grande. A audiência começa a...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions