ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Meio Ambiente

Meta da Prefeitura é plantar 1 milhão de árvores nos próximos 10 anos

Paula Maciulevicius e Paula Vitorino | 16/09/2012 11:07
Júlia e a mãe Regina Célia, aproveitaram o domingo para juntas, plantarem mudinhas no Parque Cônsul Assaf Trad. (Foto: Minamar Júnior)
Júlia e a mãe Regina Célia, aproveitaram o domingo para juntas, plantarem mudinhas no Parque Cônsul Assaf Trad. (Foto: Minamar Júnior)

Foi com o convite para que a população ajudasse a plantar 1 milhão de árvores na próxima década é que a prefeitura abriu a campanha “Semana da Árvore”, na manhã deste domingo, no Parque Municipal Cônsul Assaf Trad, saída para Cuiabá.

Hoje o foco era sensibilizar a população para os cuidados com a arborização urbana e conscientizar sobre a responsabilidade de cada um, além de distribuir e incentivar o plantio de 100 mil árvores no decorrer de toda programação. Na manhã deste domingo, 20 mil mudas eram plantadas pelos campo-grandenses, pessoas e entidades parceiras do evento.

“De cada 100 domicílios, 96 têm árvores. Queremos manter esse número e superar ainda mais para continuar como a Capital mais arborizada do País”, ressaltou o prefeito Nelson Trad Filho (PMDB).

Campo Grande que agora ocupa o primeiro lugar no ranking de capitais com maior quantidade de árvores, passando Goiânia, tem hoje 260 mil plantadas em canteiros, segundo dados da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. No total das 100 mil mudas que serão distribuídas ao longo da semana, todas são produzidas no Viveiro Municipal, que tem inclusive, capacidade para produção de 1 milhão de mudas por ano.

A escolha do local se deu pela intenção da prefeitura de recuperar a área de quatro hectares, que antes era uma voçoroca, para implantar o terceiro Centro de Educação Ambiental. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Marcos Cristaldo, nos próximos dois meses a infraestrutura será terminada para abrir o Parque à visitação do público.

No local, a participação em massa era das crianças. A pequena Júlia, 3 anos, estava junto da mãe, Regina Célia Marchiori, 39 anos, em casa ela já plantou sementinhas e para ela, tudo não passava de uma brincadeira de aventura.

“Eu acabei de plantar essa”, dizia a menina enquanto jogava água na mudinha.

A confeiteira Elisângela Nunes, 30 anos, praticamente intimou a família a comparecer. Lá estavam ela, o marido e os dois filhos, de 3 e 8 anos, a plantar futuras árvores.

Secretário de Meio Ambiente, Marcos Cristaldo, disse que em dois meses parque estará pronto para Centro de Educação Ambiental. (Foto: Minamar Júnior)
Secretário de Meio Ambiente, Marcos Cristaldo, disse que em dois meses parque estará pronto para Centro de Educação Ambiental. (Foto: Minamar Júnior)

“Nós já perdemis a conta de quantas plantamos. Ouvimos no rádio e resolvi trazer as crianças porque é colocando a mão na terra que eles aprendem a dar valor ao Meio Ambiente”, disse.

Lição aprendida. O filho Matheus, 8 anos, que o diga. Brincando, ele até disse que estava cansado de tanto plantar. “É muito legal e precisa ter força para colocar a mudinha, mas eu tenho e consegui plantar duas sozinho”, relatou.

Além das 20 mil plantadas neste domingo, na próxima sexta-feira (21) a distribuição de mudas será feita a partir das 8h, na Central de Atendimento ao Cidadão, na rua Cândido Mariano, nº 2.655.

No domingo que vem, haverá distribuição simultânea de 60 mil mudas na Afonso Pena com a 13 de Maio, avenida Gury Marques com a Interlagos, Mato Grosso com Ceará, Júlio de Castilhos esquina com a Orla Morena, no cruzamento da Joaquim Murtinho com a avenida Marquês de Pombal e no Trevo Imbirussú.

Nos siga no Google Notícias