A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 10 de Dezembro de 2016

16/09/2012 11:07

Meta da Prefeitura é plantar 1 milhão de árvores nos próximos 10 anos

Paula Maciulevicius e Paula Vitorino
Júlia e a mãe Regina Célia, aproveitaram o domingo para juntas, plantarem mudinhas no Parque Cônsul Assaf Trad. (Foto: Minamar Júnior)Júlia e a mãe Regina Célia, aproveitaram o domingo para juntas, plantarem mudinhas no Parque Cônsul Assaf Trad. (Foto: Minamar Júnior)

Foi com o convite para que a população ajudasse a plantar 1 milhão de árvores na próxima década é que a prefeitura abriu a campanha “Semana da Árvore”, na manhã deste domingo, no Parque Municipal Cônsul Assaf Trad, saída para Cuiabá.

Veja Mais
Prefeito participa da abertura da Semana da Árvore neste domingo
Semana da Árvore quer plantar 100 mil mudas em Campo Grande a partir de domingo

Hoje o foco era sensibilizar a população para os cuidados com a arborização urbana e conscientizar sobre a responsabilidade de cada um, além de distribuir e incentivar o plantio de 100 mil árvores no decorrer de toda programação. Na manhã deste domingo, 20 mil mudas eram plantadas pelos campo-grandenses, pessoas e entidades parceiras do evento.

“De cada 100 domicílios, 96 têm árvores. Queremos manter esse número e superar ainda mais para continuar como a Capital mais arborizada do País”, ressaltou o prefeito Nelson Trad Filho (PMDB).

Campo Grande que agora ocupa o primeiro lugar no ranking de capitais com maior quantidade de árvores, passando Goiânia, tem hoje 260 mil plantadas em canteiros, segundo dados da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. No total das 100 mil mudas que serão distribuídas ao longo da semana, todas são produzidas no Viveiro Municipal, que tem inclusive, capacidade para produção de 1 milhão de mudas por ano.

A escolha do local se deu pela intenção da prefeitura de recuperar a área de quatro hectares, que antes era uma voçoroca, para implantar o terceiro Centro de Educação Ambiental. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Marcos Cristaldo, nos próximos dois meses a infraestrutura será terminada para abrir o Parque à visitação do público.

No local, a participação em massa era das crianças. A pequena Júlia, 3 anos, estava junto da mãe, Regina Célia Marchiori, 39 anos, em casa ela já plantou sementinhas e para ela, tudo não passava de uma brincadeira de aventura.

“Eu acabei de plantar essa”, dizia a menina enquanto jogava água na mudinha.

A confeiteira Elisângela Nunes, 30 anos, praticamente intimou a família a comparecer. Lá estavam ela, o marido e os dois filhos, de 3 e 8 anos, a plantar futuras árvores.

Secretário de Meio Ambiente, Marcos Cristaldo, disse que em dois meses parque estará pronto para Centro de Educação Ambiental. (Foto: Minamar Júnior)Secretário de Meio Ambiente, Marcos Cristaldo, disse que em dois meses parque estará pronto para Centro de Educação Ambiental. (Foto: Minamar Júnior)

“Nós já perdemis a conta de quantas plantamos. Ouvimos no rádio e resolvi trazer as crianças porque é colocando a mão na terra que eles aprendem a dar valor ao Meio Ambiente”, disse.

Lição aprendida. O filho Matheus, 8 anos, que o diga. Brincando, ele até disse que estava cansado de tanto plantar. “É muito legal e precisa ter força para colocar a mudinha, mas eu tenho e consegui plantar duas sozinho”, relatou.

Além das 20 mil plantadas neste domingo, na próxima sexta-feira (21) a distribuição de mudas será feita a partir das 8h, na Central de Atendimento ao Cidadão, na rua Cândido Mariano, nº 2.655.

No domingo que vem, haverá distribuição simultânea de 60 mil mudas na Afonso Pena com a 13 de Maio, avenida Gury Marques com a Interlagos, Mato Grosso com Ceará, Júlio de Castilhos esquina com a Orla Morena, no cruzamento da Joaquim Murtinho com a avenida Marquês de Pombal e no Trevo Imbirussú.




Luis Bonfim, Boa Tarde! Somente para lembrá-lo, bem como os demais que pensam igual a você, que: a "Sua Calaçada", embora na frente do seu domicílio, NÃO LHE PERTENCE! É uma área de "DOMÍNIO PÚBLICO", isto é PERTENCENTE À COLETIVIDADE (SOCIEDADE)! Portanto a PMCG pode, mais que isto DEVE plantar árvores inclusive em sua calçada se necessário for!!!
 
Carlos Roberto de Lima em 17/09/2012 11:30:56
fui plantar arvore e adorei,lanche,brinquedos para as crianças,so acho q faltou um pouco de planejamento,os orientadores estavam um pouco perdidos,mais a prefeitura esta de parabens,contei a todos
e pra quem naun conhece,va conhecer,o parque esta ficando lindo,eu moro proximo,e naun conhecia,com investimento e boa vontade aquela area degradada esta ficando linda,a região merece
 
LAURA CRISTINA DE SOUZA em 17/09/2012 08:29:58
Parabens pela atitude firme. As mudas em futuro bem próximo já estarão dando flores e frutos e principalmente abrigo e alimento às aves da nossa capital. Todos estamos agradecidos pela contribuição positiva à qualidade de vida e ao meio ambiente.
Continuem nesse caminho!
 
JUAN LUIZ SOTO OVIEDO em 17/09/2012 06:42:33
Acho que a Prefeitura deveria pensar antes de alardear essa campanha, porque se considerarmos o ano com 365 dias, daria uma média diária de 274 árvores plantadas nos próximos 10 anos para alcançar a meta. Haverá lugar no perímetro urbano, levando em conta o crescimento urbano na década vindoura, para tantas árvores?
 
Gustavo Ribeiro em 16/09/2012 12:58:16
Gostaria mais uma vez de solicitar ao CGN que enviasse esse comentário a prefeitura de Campo Grande, precisamos de muitas árvores na Avenida Duque de Caxias e na Fábio Zahran, ambas possuem enorme canteiro central e nenhuma árvore.
 
Oswaldo Benistes em 16/09/2012 11:02:16
A ideia de plantar 1 milhão de arvores é otima, deste que seja plantadas em parques e areas de lazer da cidade e não na minha calçada. Obrigado.
 
Luis Bonfim em 16/09/2012 10:19:14
Parabens aos idealizadores deste projeto não é por acaso que a capital morena, e a mais arborizadas dos pais, é por isso que amo o meu MS, por mais que não moro no Estado, mas fico feliz por este momento.
PARABENS A TODOS.
 
Ramao Tagara em 16/09/2012 07:24:22
Estivemos no local e apreciamos e ajudamos no plantio das mudas. Foi muito prazeroso observar a disposição e o empenho da comunidade participando do chamado e contribuindo para a qualidade de vida do campograndense.
 
Solanger Fujitani de Oliveira em 16/09/2012 06:48:50
Parabéns a representatividade dos escoteiros, que tiveram participação destacada em mais esse evento, apesar de não ser mencionado pela imprensa.
 
Juber de Jesus em 16/09/2012 06:33:57
Muito boa a iniciativa, mas se não molharem todos os dias com esse tempo seco nao duraram muito. Agora tem que fazer uma campanha para cada um adotar uma arvore e ir molhar pelo ao menos no fim de tarde...
 
Nilda Silva em 16/09/2012 06:18:48
Foi uma delicia plantar arvores lá,meus filhos adoraram,foi um domingo ótimo demais.
 
sirlene amorim em 16/09/2012 03:47:11
Excelente trabalho da prefeitura. Que bom que existe grande interesse da população em participar mas é preciso se informar sobre a especie adequada para cada local para depois não começar a dar problemas e precisar cortar ou mutilar por causa da rede elétrica ou construções. Tomara que a educação ambiental diminua o vandalismo que é uma das pragas da sociedade
 
Paulo Lemos em 16/09/2012 01:34:20
É bom plantar mesmo, pois nos últimos 8 anos as árvores foram dizimadas em Campo Grande.
 
Durval Rostey Jr em 16/09/2012 01:15:59
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions