ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 26º

Meio Ambiente

No primeiro mês, coleta seletiva de lixo recolheu 74 toneladas

Viviane Oliveira | 11/08/2011 16:52

Segundo a cordenadora do programa,ainda falta conscientização por parte da população

Denise explica em gráficos o percentual de material recolhido a cada semana. (Foto: Simão Nogueira)
Denise explica em gráficos o percentual de material recolhido a cada semana. (Foto: Simão Nogueira)

A coleta seletiva implantada pela prefeitura de Campo Grande em julho fechou o primeiro mês com a coleta de 74 toneladas de resíduos. Os números foram apresentados nesta tarde e demonstram a evolução, semana a semana, do volume recolhido: de 9 toneladas nos primeiros 7 dias para 26 na última semana de julho.

Isso significa que o volume recolhido quase triplicou em relação à primeira semana. A diretora do Departamento de Licenciamento e Monitoramento Ambiental da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico), Denise Leme, divulgou os dados do programa Reciclar é Vida nesta tarde.

No total foram recolhidas em porta em porta 65 toneladas, nos Ecopontos 45 mil e nos LEVs (Local de Entrega Voluntária), foram 9 mil. Desses, 5.770 não foram aproveitados.

A coleta de lixo reciclável foi feita nos bairros: São Lourenço Carandá Bosque, Autonomista, Santa Fé, Veraneio, Chácara Cachoeira, Bela Vista, Tiradentes, TV Morena, Vilas Boas e Vila Carlota.

De acordo com Denise, a partição da comunidade em separar o material reciclado foi crescendo a cada etapa. “Para o primeiro mês o resultado foi excelente, precisa melhorar ainda, mas tivemos uma aceitação muito boa”, disse a diretora.

Denise explica, que por mais que a população esteja participando ainda falta conscientização. “Algumas pessoas estão misturando lixo reciclado com o orgânico, ou coloca restos de erva mate junto com papel, fralda descartável, com isso todo o material que está junto é perdido”.

O material coletado nas residências é encaminhado ao galpão de triagem da Financial Ambiental, empresa responsável pela coleta e destinação do lixo. “Vamos juntar todo o lixo durante um tempo, pesar e analisar”, afirma Denise.

Segundo ela, o objetivo é analisar e ver o que será preciso fazer em termos de investimentos, no caso de ser necessário o aumento no número de funcionários e caminhões para realizar a Coleta.

“Foi feita uma estatística para comparar qual bairro que mais arrecadamos, o campeão em números foi a região do Carandá”. Denise explica que este estudo vai auxiliar no monitoramento e saber qual trabalho específico será feito em cada região.

Os LEVs (Local de Entrega Voluntária), ou Ecopontos, podem ser conferidos no site:

De acordo com Denise, por enquanto não tem precisão de quando será instalado esse programa na cidade toda. “Mas, cada um já pode ir fazendo sua parte e indo até um ponto deixar o material reciclado”, finaliza.

Nos siga no Google Notícias