ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Meio Ambiente

Prefeitura sanciona lei que implementa uso de Telhado Verde na Capital

Priscilla Peres | 05/08/2015 17:18
Telhado Verde serve para diminuir os focos de calor. (Foto: Site Coisa de Engenheiro)
Telhado Verde serve para diminuir os focos de calor. (Foto: Site Coisa de Engenheiro)

O prefeito Gilmar Olarte (PR) sancionou a Lei n° 5.591, que prevê a implantação de telhado verde nos prédios da Administração Pública direta e indireta, de Campo Grande. Proprietários que quiserem aderir ao projeto, terão incentivos financeiros para a implantação.

Conforme a lei publicada hoje em Diário Oficial, além de melhorar o aspecto paisagístico, a cobertura de vegetação diminui as ilhas de calor, absorve o escoamento superficial, reduz a demanda de ar condicionado e melhorar o microclima com a transformação do dióxido de carbono (Co2) em oxigenio (O2) pela fotossíntese.

A lei ainda especifica que é necessário vegetação de preferência nativa e que use pouca água, para impossibilitar a infestação de doenças. Para ser Telhado Verde, a vegetação precisar ter as camadas, impermeabilização, proteção contra raízes, drenagem, filtragem, substrato e vegetação.

As secretarias da prefeitura serão responsáveis pelo detalhamento técnico do projeto. O executivo também poderá elaborar definição de padrões estruturais para implantação do Telhado Verde no município.

A lei fala em cursos e palestras para a divulgação das técnicas imprescindíveis à implantação do Telhado Verde, como na parte estrutural, tipos de vegetação, e substrato. E incentivos fiscais e financeiros aos proprietários das edificações que adotarem Telhado Verde em conformidade com padrões técnicos especificados na regulamentação desta Lei.

Nos siga no Google Notícias