A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

16/05/2016 17:23

Produtor é multado em R$ 500 mil por usar agrotóxico ilegal em lavoura

Priscilla Peres
Agrotóxico e até trator foram apreendidos na propriedade. (Foto: Ibama)Agrotóxico e até trator foram apreendidos na propriedade. (Foto: Ibama)
Irregularidade foi encontrada durante fiscalização do Ibama. (Foto: Ibama)Irregularidade foi encontrada durante fiscalização do Ibama. (Foto: Ibama)

Proprietário rural de Bodoquena - distante 266 km de Campo Grande, aplicou 21 kg de agrotóxico contrabandeado em sua lavoura. Ele foi multado em R$ 500 mil e irá responder por crime ambiental, sonegação fiscal e contrabando.

Veja Mais
Temporais dão trégua de 4 dias, mas voltam na quarta-feira, prevê Inmet
Primeira maratona do país com foco em saneamento é realizada na Capital

Durante fiscalização, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), encontrou três embalagens fechadas do produto chamado Megathon 500 WG e uma aberta. O agrotóxico é produzido na China e comprado ilegalmente no Paraguai.

Os 350 hectares de lavoura onde o produto foi aplicado, serão destruídos. De acordo com o Ibama, o uso de agrotóxicos no Brasil é regulamentado pela Lei Federal n° 7.802/1989 e pelo Decreto Federal n° 4.074/2002, e somente os produtos agrotóxicos avaliados e registrados pelos órgãos federais responsáveis pela agricultura, meio ambiente e saúde podem ser comercializados e utilizados no país.

Além disso, o órgão afirma que o o armazenamento e uso de agrotóxicos ilegais, constituem crime e representam riscos para a saúde pública e ao meio ambiente. Três embalagens fechadas, uma aberta, duas vazias e até um trator pulverizador foram apreendidos.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions