ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Programa de uso racional de água vira lei e implica em mudanças nas obras

Renata Volpe Haddad | 05/08/2015 17:54

O Programa de Uso Racional de Água em Campo Grande foi sancionado pelo prefeito Gilmar Olarte (PP) e agora é lei. A publicação aconteceu hoje (5) e dentre as propostas, está a reutilização de água, conservação e conscientização da população para o não desperdício.

De acordo com a publicação do Diário Oficial, para que seja concedido alvará de construção, as novas casas e apartamentos, devem apresentar projeto de construção de reservatório para captação e armazenamento de água das chuvas e de água reutilizável.

A prefeitura vai desenvolver também projetos de construção de reservatórios de captação de água de chuva com baixo custo e formará agentes multiplicadores da tecnologia para garantir à população de baixa renda a instalação do equipamento.

A autoria do projeto de lei é do vereador Mario Cesar (PMDB) e Eduardo Romero (PtdoB). Questionado como a prefeitura irá fazer o controle de alvarás, Eduardo Romero explica que a rotina do setor que cuida das concessões de alvarás, não será alterada. "Não vai ter necessidade de contratar mais ninguém para o setor, eles apenas vão analisar mais um item para poder conceder a licença de construção", afirma.

Incentivos - Consta ainda na lei que, na agricultura urbana, serão incentivados a implantação de sistema de captação e armazenamento da água das chuvas para a irrigação.

Instituir medidas que promovam a conservação, racionamento, desperdício, serão incentivados pela prefeitura através de propagandas e abordagem do tema nas escolas da rede pública municipal de ensino.

Segundo Romero, para que uma cidade possa crescer, é preciso garantir pilares econômicos, sociais e ambientais. "Estamos caminhando para a sustentabilidade e as residências privadas que aderem ao programa, têm redução no conhecido IPTU ecológico", conclui.

A água reutilizável será direcionada, através de encanamento próprio, ao reservatório destinado que vai abastecer as descargas dos vasos sanitários e, apenas após isso, será descarregada na rede pública de esgotos. A lei entra em vigor hoje e dá prazo de 90 dias para regulamentação.

Nos siga no Google Notícias