ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

Programa Estadual quer atrair indústrias que façam MS neutralizar emissão de gás

Caroline Maldonado | 25/02/2016 13:02
Unidade da Bunge em Ponta Porã é referência em práticas sustentáveis (Foto: Divulgação/Semade)
Unidade da Bunge em Ponta Porã é referência em práticas sustentáveis (Foto: Divulgação/Semade)

O Governo do Estado criou um grupo de trabalho apenas para discutir mudanças climáticas e biodiversidade. Os técnicos de diversos órgãos devem ajudar na elaboração de ações do Proclima (Programa Estadual de Mudanças Climáticas) coordenado pela Semade (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico).

A ideia é tornar Mato Grosso do Sul o primeiro Estado do país com “Carbono Zero”, ou seja, que abrigue somente indústrias que neutralizam a emissão de gases de efeito estufa. O governo quer atrair empresas com boas práticas sustentáveis e incentivar os empreendimentos já instalados a adotar um novo sistema.

São indústrias que vão nos trazer diversificação, desenvolvimento e crescimento econômico sem agredir o meio ambiente, segundo o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Jaime Verruck.

“Essa será uma grande contribuição e exemplo que daremos ao país para ajudar a atingir as metas firmadas na Conferência Mundial do Clima. Não podemos pensar mais em política de desenvolvimento sem a adoção de práticas sustentáveis de produção e é esse o modelo de industrialização que estamos implantando no nosso Estado”, comenta o secretário.

O grupo de trabalho tem integrantes do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e outros órgãos do governo estadual como a Sepaf (Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar), Sectei (Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação), Defesa Civil e Cemtec (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul).

Um dos empreendimentos considerados referência em boas práticas sustentáveis no Estado, segundo o secretário, é a Bünge Alimentos S/A. Maior exportadora do agronegócio do país, a empresa tem duas plantas industriais em Mato Grosso do Sul. Uma unidade de processamento de soja está em Dourados e uma usina de cana-de-açúcar em Ponta Porã. Em 2015, a Bünge foi eleita a empresa mais sustentável do ano pelo Guia Exame de Sustentabilidade.

Nos siga no Google Notícias