ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Meio Ambiente

Projeto de proteção ao Pantanal tem falhas e não é regulamentado

Zana Zaidan | 31/03/2014 19:11
Deputados e autoridades participaram de audiência para debater projeto (Foto: Roberto Higa/AL)
Deputados e autoridades participaram de audiência para debater projeto (Foto: Roberto Higa/AL)

Em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, pesquisadores e líderes de entidades representativas consideram que o projeto de lei 750/2011, que define regras para a gestão e a proteção do Pantanal, tem lacunas e pontos ainda bastante controversos. O projeto foi tema de audiência pública na tarde de hoje (31) na Assembleia Legislativa.

A pesquisadora e chefe da Embrapa Pantanal, Emiko Resende, aponta a necessidade de priorizar temas que foram excluídos do projeto. “As regras se limitam às planícies do Pantanal, cujo índice de preservação hoje está em 86%, ou seja, é relativamente baixo. O problema maior é o planalto, que causou a erosão do Rio Taquari (que abastece o Pantanal e hoje sofre com o assoremento)”, exemplifica. A Embrapa encaminhou para a bancada federal dos dois estados um parecer técnico que especifica uma série de lacunas e contradições no texto original proposto.

O presidente da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) aponta que, depois do impasse do Código Florestal, o projeto pode causar nova insegurança jurídica para os produtores rurais – alguns pontos, como o que trata das APPs (Àreas de Preservação Permanente) divergem do novo Código. “É uma de nossas preocupações. O Código acabou de ser aprovado, depois de muita discussão em torno e, de repente, surge uma legislação federal nova e que muda tudo o que o produtor deve seguir. É louvável discutir o tripé sociedade/ meio-ambiente/ empresários, mas tem que ser melhor regulamentado”, opina.

O deputado Jerson Domingos (PMDB), presidente da Casa, pondera que uma lei federal pode causar divergências em âmbito estadual. “Não pode existir uma mesma lei para todos os estados. É preciso discutir, para então definir o que é viável do ponto de vista de cada Estado”, disse.

A Federação de Pescadores de MS (categoria que será diretamente afetada caso o projeto seja aprovado, devido à moratória da pesca por cinco anos), aponta que a legislação brasileira “já traz limitações suficientes”. “Já deixamos de pescar por quatro meses na Piracema e a lei já é muito restritiva em relação a cotas”, considera Armindo Batista Santos, presidente da Federação.

(Matéria alterada às 21h34 para correção de informações)

Nos siga no Google Notícias