ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 30º

Meio Ambiente

Projeto institui área de proteção ambiental em nascentes de rios de MS

Leonardo Rocha | 02/07/2014 13:07
 Paulo Corrêa afirma que projeto tem o objetivo de proteger rios e evitar assoreamento (Foto: Divulgação)
Paulo Corrêa afirma que projeto tem o objetivo de proteger rios e evitar assoreamento (Foto: Divulgação)

O projeto de autoria do deputado Paulo Corrêa (PR), apresentado hoje (02), em sessão na Assembleia, instituti área de proteção ambiental nas nascentes de alguns rios do Estado, entre eles o Prata, Formoso, Peixe, Arquiban e afluentes. Com esta mudanças não se pode realizar qualquer atividade econômica ou ocupação humana em um raio de 150 metros, a contar pela borda das nascentes, com exceção das atividades de ecoturismo.

O deputado ressaltou que com este projeto fica proibido o uso direto das águas destas microbacias para consumo animal. “Temos que proteger estas áreas, já que são as nascentes, se deixarmos a vontade o resultado é o assoreamento dos rios, que prejudicam até as atividades de ecoturismo do Estado”, apontou ele.

A proposta sugere inclusive que os proprietários de animais instalem bebedouros apropriados em suas propriedades, para evitar que eles possam ir até as nascentes. Também está vedado a extração de água mediante bombeamento, desvios os barragens nestes rios. Em casos de captação (água) para abastecimento público, somente será permitido após comprovação, com estudos técnicos específicos para esta ação.

Segundo o autor, este projeto surgiu da reivindicação de pessoas desta região, ele citou a cidade de Bonito, que tem uma forte indústria de turismo, que mantém a sua economia. “Temos que buscar o cuidado e a conservação destes locais, tive o apoio dos colegas (deputados) nesta tarefa”, ressaltou Corrêa.

Nos siga no Google Notícias