ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Meio Ambiente

Projeto resgata em Aquidauana lontras em processo de extinção no Brasil

Zana Zaidan | 22/12/2013 13:49
Lontras foram resgatas feridas próximo à Piraputanga (Foto: Divulgação)
Lontras foram resgatas feridas próximo à Piraputanga (Foto: Divulgação)

Três lontras feridas foram resgatadas por um projeto de preservação ambiental em Aquidauana, a 135 quilômetros de Campo Grande. Os animais estão em processo de extinção no Brasil, e já não existem mais nas regiões Sul e Sudeste. Em Mato Grosso do Sul, foram encontrados por uma equipe do Instituto Ekko Brasil.

Desenvolvido desde 1986 em Santa Catarina, uma base do projeto foi inaugurada em abril em Aquidauana e, pela primeira vez, precisou agir no Estado. Agora, os animais recebem o tratamento adequado no local.

Conforme a equipe do IEB, as três lontras estavam no distrito de Piraputanga, em uma chácara à beira do rio Aquidauana, local habitado pela espécie. A primeira foi encontrada há pouco mais de um mês, enganchada entre raízes e folhagens. As demais foram farejadas por cães, há cerca de 15 dias, e estavam fracas e debilitadas.


Hoje, recebem tratamento na base do Instituto em Aquidauana (Foto: Divulgação)
Hoje, recebem tratamento na base do Instituto em Aquidauana (Foto: Divulgação)


Esta unidade do Instituto é resultado de um patrocínio conquistado em 2010, via edital, através do Programa Petrobras Ambiental, desenvolvido desde 2003. No local são desenvolvidas atividades que incluem levantamento do número de lontras e ariranhas na região, a função de ambas sobre o bioma, além de mobilização social com as autoridades, parceiros e universidades locais, e educação ambiental junto às escolas e população da região.

Além de proporcionar o estudo também das ariranhas, espécie da mesma família das lontras, a parceria do IEB com a Petrobras ampliou as ações do Refúgio Animal - Centro de Recuperação e Conservação, localizado no Sul da Ilha de Santa Catarina, em Florianópolis. O Refúgio é um criadouro científico administrado com fins de pesquisa e conservação que, desde novembro de 2007, realiza operações de busca e salvamento, recuperação e manutenção de lontras e outras espécies como iraras, furões, coatis e mão-peladas.

Nos siga no Google Notícias