ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Projetos de lazer do Sesc vão usar bicicletas feitas de garrafas PET

Bruno Chaves | 14/05/2014 11:59
Sesc comprou 30 bicicletas que serão utilizadas em projetos de lazer (Foto: Marcos Ermínio)
Sesc comprou 30 bicicletas que serão utilizadas em projetos de lazer (Foto: Marcos Ermínio)

Um modelo diferente de bicicleta – que não possui soldas nem pinturas e é fabricado com aproximadamente 250 garrafas PET recicladas – será utilizado pelo Sesc de Campo Grande na promoção de projetos de lazer que incentivam a qualidade de vida aliada a preservação do meio ambiente.

A Muzzicycle, como é conhecida, foi inventada pelo artista plástico uruguaio Juan Muzzi em 2011, que, preocupado com a quantidade de resíduos produzidos pela sociedade, pensou em alguma forma de ajudar o meio ambiente. A partir daí, surgiu o meio de transporte que vem do lixo.

“Ele criou o molde da bicicleta e toda a estrutura. O modelo tem absorção impacto, leveza e acaba sendo mais confortável por causa do amortecimento natural. É um projeto de cunho ambiental e economicamente viável”, explicou o assessor de lazer do Sesc, José Carlos Rigo Alves.

Fabricada no estado de São Paulo, a Muzzicycle pode custar de R$ 800 a R$ 1,3 mil, dependendo de seus componentes, como marcha, por exemplo.

O modelo já ganhou o Brasil inteiro e chega a ser utilizado por forças militares, como a Polícia Militar de Santos (SP).

Em Mato Grosso do Sul, a Muzzicycle foi utilizada pelo Sesc na conferência mundial de ecoturismo, realizada em Bonito, a 257 quilômetros de Campo Grande, no mês passado.

Conforme a assessoria de imprensa da instituição, foram adquiridas 30 bicicletas que serviram como meio de transporte aos congressistas interessados.

O Sesc foi um dos organizadores do evento e pensou em desenvolver uma atividade diferenciada durante o encontro mundial, que promoveu o ecoturismo.

Após o término da conferência, as bicicletas foram trazidas para Campo Grande onde ficarão a disponíveis para ações que promovem o esporte aliado a qualidade de vida e preservação do meio ambiente.

“Nossa função é educar pela saúde, mantendo a qualidade de vida e preservando a natureza. A bicicleta veio nesse sentido. Vamos desenvolver pedaladas para os frequentadores da Unidade Camillo Boni”, explicou José Carlos.

Nos siga no Google Notícias