ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Meio Ambiente

Queimadas no Pantanal são naturais mas consumiram 63 km² em 2016

Ricardo Campos Jr. | 20/06/2017 07:58
Estudo inclui áreas pantaneiras afetadas pelo fogo para descobrir lógica do ciclo de queimadas no bioma (Foto: Sandra Santos/Embrapa Pantanal)
Estudo inclui áreas pantaneiras afetadas pelo fogo para descobrir lógica do ciclo de queimadas no bioma (Foto: Sandra Santos/Embrapa Pantanal)

As queimadas destruíram 63 quilômetros quadrados de vegetação no Pantanal brasileiro durante 2016, segundo estudo desenvolvido pela ONG (Organização Não Governamental) WWF Brasil em parceria com a UCDB (Universidade Católica Dom Bosco). O levantamento foi feito com base em imagens de satélite disponibilizadas pela Nasa (Agência Espacial Americana), no período de julho e agosto de 2016, época de seca.

Sob a coordenação do geógrafo mestre em desenvolvimento local Fábio Ayres, foram mapeados o uso e cobertura do solo em toda a extensão da porção do bioma localizada no país, que representa 62% de todo o complexo também localizado no Paraguai e na Bolívia.

De acordo com o engenheiro florestal Cássio Bernardino, analista de conservação da WWF, a bacia pantaneira inteira tem 2015 quilômetros quadrados, o que significa que 29% da área foi consumida pelo fogo durante o ano passado.

Alguns pesquisadores afirmam que as queimadas no Pantanal são processos muitas vezes naturais necessários para a germinação de algumas sementes e renovação das plantas típicas no bioma. Nesse sentido, incluir as áreas afetadas pelas chamas no estudo teve o objetivo de gerar subsídio para compreender a lógica desse fluxo.

“O Pantanal tem uma dinâmica natural de incêndio. Temos que entender se o fogo está atrapalhando ou não. Começamos a abordar isso agora para desenvolver uma série histórica”, pontua o engenheiro ambiental.

Preservação – A pesquisa também apontou que 392 mil hectares de vegetação estão degradadas no Pantanal brasileiro. Para recuperar, o país precisaria desembolsar R$ 3,9 bilhões, conforme a ONG.

Levando em consideração toda a área do bioma, 70% das áreas naturais estão preservados nos três países onde está localizado. Proporcionalmente o Brasil é o que apresenta menores índices de cuidado com as matas, já que apenas 59,7% estão intactos.

A pesquisa completa será apresentada ao governo de Mato Grosso do Sul em um evento nesta terça-feira (20) no auditório da instituição de ensino.

Nos siga no Google Notícias