ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Meio Ambiente

Raro entre os ipês, flores brancas aparecem mas só devem durar 4 dias

Renata Volpe Haddad | 25/08/2015 17:35
Leitor registra começo de floração do ipê branco. (Foto: Direto das Ruas)
Leitor registra começo de floração do ipê branco. (Foto: Direto das Ruas)

Pouco visto por causa da sua floração rápida, o ipê branco é uma espécie comum do cerrado, porém como o ciclo das flores dura de dois a quatro dias, algumas pessoas não têm o privilégio de apreciar a paisagem que a árvore oferece. Em Campo Grande já são encontradas flores brancas em várias regiões.

Existem duas espécies do ipê branco, de acordo com o professor doutor da Anhanguera Uniderp e pesquisador da área de ecologia, Ademir Kleber Morbek de Oliveira. A época de uma dessas espécies florir é geralmente em agosto. "Eles estão para começar a florir a partir de amanhã, mas como o ciclo é rápido, de um dia para outro, precisa de mais atenção para poder ser apreciado", comenta.

A outra espécie do ipê branco floresce geralmente nos meses de junho e julho. "A formação de semente da árvore é rápida, em cinco dias já não tem mais semente e é uma espécie que também forma os frutos rapidamente", explica.

Diferente do ipê amarelo, por exemplo, as flores do branco são pequenas, além do botão floral, intensidade da cor e polinização, que se diferem. "Trata-se de um tipo de ipê muito apreciado pela beleza, ficando totalmente branco por um período muito curto. As flores do ipê amarelo são grandes, as cores são mais intensas", ressalta o pesquisador.

Para poder deslumbrar a paisagem, a população precisa olhar com atenção para as árvores da Capital entre hoje e quinta-feira (27). Uma das árvores está localizada no bairro Coophasul e já enche os olhos de quem passa pelo local. A florada começou hoje, mas como disse o pesquisador, é preciso correr para garantir a imagem bonita que ela proporciona.

Flores do ipê branco são menores, se comparado com o ipê amarelo. (Foto: Direto das Ruas)
Flores do ipê branco são menores, se comparado com o ipê amarelo. (Foto: Direto das Ruas)
Nos siga no Google Notícias