A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

25/08/2015 17:35

Raro entre os ipês, flores brancas aparecem mas só devem durar 4 dias

Renata Volpe Haddad
Leitor registra começo de floração do ipê branco. (Foto: Direto das Ruas)Leitor registra começo de floração do ipê branco. (Foto: Direto das Ruas)

Pouco visto por causa da sua floração rápida, o ipê branco é uma espécie comum do cerrado, porém como o ciclo das flores dura de dois a quatro dias, algumas pessoas não têm o privilégio de apreciar a paisagem que a árvore oferece. Em Campo Grande já são encontradas flores brancas em várias regiões. 

Veja Mais
Ipês florescem com tempo seco e frio e dão colorido especial ao inverno
Ipês rosas colorem cidade e se você quer plantar um tem que agir rápido

Existem duas espécies do ipê branco, de acordo com o professor doutor da Anhanguera Uniderp e pesquisador da área de ecologia, Ademir Kleber Morbek de Oliveira. A época de uma dessas espécies florir é geralmente em agosto. "Eles estão para começar a florir a partir de amanhã, mas como o ciclo é rápido, de um dia para outro, precisa de mais atenção para poder ser apreciado", comenta.

A outra espécie do ipê branco floresce geralmente nos meses de junho e julho. "A formação de semente da árvore é rápida, em cinco dias já não tem mais semente e é uma espécie que também forma os frutos rapidamente", explica.

Diferente do ipê amarelo, por exemplo, as flores do branco são pequenas, além do botão floral, intensidade da cor e polinização, que se diferem. "Trata-se de um tipo de ipê muito apreciado pela beleza, ficando totalmente branco por um período muito curto. As flores do ipê amarelo são grandes, as cores são mais intensas", ressalta o pesquisador.

Para poder deslumbrar a paisagem, a população precisa olhar com atenção para as árvores da Capital entre hoje e quinta-feira (27). Uma das árvores está localizada no bairro Coophasul e já enche os olhos de quem passa pelo local. A florada começou hoje, mas como disse o pesquisador, é preciso correr para garantir a imagem bonita que ela proporciona. 

Flores do ipê branco são menores, se comparado com o ipê amarelo. (Foto: Direto das Ruas)Flores do ipê branco são menores, se comparado com o ipê amarelo. (Foto: Direto das Ruas)



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions