ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Meio Ambiente

Reinaldo anuncia plano para colocar esgoto em 100% das casas em 10 anos

Caroline Maldonado e Leonardo Rocha | 04/09/2015 12:31
Governador falou de plano para universalizar esgoto durante evento da OAB (Foto: Fernando Antunes)
Governador falou de plano para universalizar esgoto durante evento da OAB (Foto: Fernando Antunes)

Durante evento sobre Direito Ambiental, na OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil), o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) anunciou um programa para instalar sistema de esgoto em 100% dos municípios, em 10 anos. Segundo ele, 28 cidades entregaram planos diretores que ainda faltavam e, com isso, dos 79 municípios de MS, 78 já tem o plano.

“É algo inédito no país, o Estado está realizando uma política de saneamento básico em parceria público-privada para universalizar o esgotamento sanitário de todos os municípios em 10 anos”, disse.

O vice-presidente nacional da OAB, Cláudio Lamarck, lembrou que a cada R$ 1 não gastos com saneamento, se gasta R$ 4 com saúde. “É papel do advogado discutir esses assuntos, que estão em pauta no país e no mundo, principalmente em relação as regras de direito. Hoje, estamos discutindo o futuro do Brasil”, disse.

O governador lembrou ainda o programa que está sendo implantado para recuperar 9 milhões de hectares degradados e disse que o governo está fazendo um regramento para o bioma Pantanal, que será apresentado em breve. “Na época em que fui deputado federal, pude conferir o Código Florestal e vi que existem políticas feitas no ‘afogadilho’, que trazem desastres ambientais”, destacou Reinaldo, ao citar o Cerrado brasileiro. “Uma das vítimas foi o rio Taquari, hoje assoreado”, mencionou.

A 3ª Conferencia Internacional de Direito Ambiental realizada pela OAB/MS, reúne advogados e especialistas na área para debater questões específicas como a hídrica, que envolve políticas para que não faltede água no Estado e em outros locais.

Segundo a presidente da Comissão Estadual de Meio Ambiente da OAB, Helena Clara Kaplan, a Comissão Nacional está atenta aos temas voltados ao meio ambiente (Foto: Fernando Antunes)
Segundo a presidente da Comissão Estadual de Meio Ambiente da OAB, Helena Clara Kaplan, a Comissão Nacional está atenta aos temas voltados ao meio ambiente (Foto: Fernando Antunes)

Segundo a presidente da Comissão Estadual de Meio Ambiente da OAB, Helena Clara Kaplan, a Comissão Nacional do órgão está atenta aos temas voltados ao meio ambiente e atende muitos casos envolvendo desmatamento de florestas e assoreamento. “Tem até ocupação de indústria na bacia do Alto Paraguai, na região de fronteira. Também estamos acompanhando o Aquario do Pantanal, principalmente, em função das questões socioambientais do projeto”, disse.

Para o presidente da OAB MS, Júlio César Rodrigues, as condições de vida e qualidade da população estão focadas também no meio ambiente e por isso a conferência é importante para advogados e sociedade em geral. “O Brasil tem 12% dos recursos hídricos do mundo e nosso Pantanal é um patrimônio internacional. Temos um volume de águas 20% superior ao estabelecido pela ONU, mas essa água precisa ser de qualidade e ter o tratamento adequado”, comentou.

Nos siga no Google Notícias