ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Reserva da EBX ganha prêmio em encontro de patrimônio natural

Da Redação | 27/10/2011 19:37

A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Engenheiro Eliezer Batista, de propriedade da EBX, localizada na Serra do Amolar, Pantanal de Corumbá, foi a grande vencedora do Troféu Destaque RPPN, na categoria pessoa jurídica, no 4º Congresso Brasileiro de RPPN, realizado de 26 a 29 de outubro de 2011, em Porto Alegre (RS).

RPPNs são unidades de conservação da natureza, como os parques e reservas, porém criadas em terras privadas, por vontade de seus proprietários e com reconhecimento dos órgãos públicos de meio ambiente. “Até o momento, existem 1.062 RPPNs no país, protegendo remanescentes de todos os ecossistemas brasileiros”, afirma Ricardo Soavinski, Diretor de Criação e Manejo de Unidades de Conservação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em sua apresentação na abertura do congresso.

A RPPN Eliezer Batista foi criada em 2008 pela empresa mineradora MMX, do grupo EBX, e é gerida pelo Instituto Homem Pantaneiro (IHP). A reserva protege uma área de 13.323 hectares do Pantanal, resguardando um incrível número de espécies da fauna e da flora, contribuindo significativamente para a conservação da riquíssima biodiversidade do ecossistema pantaneiro e brasileira.

A 4ª edição do Congresso Brasileiro de RPPN congrega proprietários de RPPN, autoridades e técnicos de órgãos públicos ambientais (federais, estaduais e municipais), representantes de instituições ambientalistas, pesquisadores, estudantes e conservacionistas. Este edição do congresso de reservas privadas foi organizada pela Associação Charrua de Proprietários de RPPN do Rio Grande do Sul e pela Confederação Nacional de RPPN.

Trabalho exemplar - Este é a primeira vez que o Troféu Destaque RPPN foi entregue e seu objetivo é reconhecer os esforços de pessoas, empresas e organizações que atuam em prol das reservas privadas e da proteção de nosso rico patrimônio natural.

Durante a premiação, a RPPN Engenheiro Eliezer Batista foi representada por Laércio Sousa, representante da REPAMS (Associação de Proprietários de RPPNs do Mato Grosso do Sul), que discursou emocionado: “A EBX e a IHP fazem um exemplar trabalho na gestão da RPPN Eliezer Batista e ainda contribuem com a criação de outras reservas privadas no Pantanal e em todo o Brasil”, afirmou ele.

Nos siga no Google Notícias