ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Meio Ambiente

Revolta com vandalismo leva morador a colocar placa em árvore pedindo socorro

Helton Verão | 07/04/2013 08:30
Morador se cansou do vandalismo e de esperar as autoridades (Foto: Marcos Ermínio)
Morador se cansou do vandalismo e de esperar as autoridades (Foto: Marcos Ermínio)

“Salve-me estou morrendo”. A mensagem é de um morador do Jardim Itatiaia para demonstrar a indignação diante do vandalismo na Lagoa Itatiaia, principalmente contra uma das Figueiras mais antigas da região.

A árvore, que anos atrás recebeu um reforço na estrutura com espuma de poliuretano, já teve o material arrancado. E no último mês de janeiro teve seu tronco incendiado, se não fosse a ação dos moradores, quem sabe ela nem estaria ali.

A revolta levou o corretor de imóveis, Fábio Cesar Pacheco, de 37 anos a colocar a placa com a mensagem para sensibilizar frequentadores, autoridades e a mídia para uma atenção especial não só à espécie, mas também à toda região da lagoa.

“Sempre zelei pela região, plantei 60 árvores na beira da Lagoa, dessas, apenas dez ainda resistem ao vandalismo. A placa foi uma forma de chamar a atenção da mídia e consequentemente das autoridades”, conta Fábio, que tem a formação em Gestão Ambiental também.

Segundo Pacheco, agora a intenção é criar uma campanha para revitalizar a árvore. Para isso, existe a necessidade da aquisição de 20 latas de espuma de poliuretano, que custam cada uma cerca de R$ 30. “Creio que 20 latas são suficientes para preencher o tronco da árvore e isso vai possibilitar uma vida mais saudável a ela”, ressalta.

A falta de segurança é o principal fator citado pelo morador para a destruição da lagoa de maneira geral. “Antes tinha um agente na guarita da lagoa, mas sem nenhum tipo de locomoção. Hoje em dia não vejo ninguém ali. Bancos que foram instalados recentemente nas redondezas da lagoa não foram chumbados e a maioria já está danificada ou tirada do lugar. Lixeiras foram destruídas e queimadas”, lamenta ambientalista residente há mais de 20 anos no bairro.

Os interessados em colaborar a recuperação da Figueira da Lagoa Itatiaia podem entrar em contato com o próprio Fábio para colaborar com alguma doação para aquisição das latas de poliuretano. O telefone é o (67) 8103-6539.

Nos siga no Google Notícias