A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 08 de Dezembro de 2016

07/04/2013 08:30

Revolta com vandalismo leva morador a colocar placa em árvore pedindo socorro

Helton Verão
Morador se cansou do vandalismo e de esperar as autoridades (Foto: Marcos Ermínio)Morador se cansou do vandalismo e de esperar as autoridades (Foto: Marcos Ermínio)

“Salve-me estou morrendo”. A mensagem é de um morador do Jardim Itatiaia para demonstrar a indignação diante do vandalismo na Lagoa Itatiaia, principalmente contra uma das Figueiras mais antigas da região.

Veja Mais
Figueira da Lagoa Itatiaia é incendiada e pode ter que ser cortada
Quinta-feira de tempo instável, com chuvas durante todo o dia e máxima de 37ºC

A árvore, que anos atrás recebeu um reforço na estrutura com espuma de poliuretano, já teve o material arrancado. E no último mês de janeiro teve seu tronco incendiado, se não fosse a ação dos moradores, quem sabe ela nem estaria ali.

A revolta levou o corretor de imóveis, Fábio Cesar Pacheco, de 37 anos a colocar a placa com a mensagem para sensibilizar frequentadores, autoridades e a mídia para uma atenção especial não só à espécie, mas também à toda região da lagoa.

“Sempre zelei pela região, plantei 60 árvores na beira da Lagoa, dessas, apenas dez ainda resistem ao vandalismo. A placa foi uma forma de chamar a atenção da mídia e consequentemente das autoridades”, conta Fábio, que tem a formação em Gestão Ambiental também.

Segundo Pacheco, agora a intenção é criar uma campanha para revitalizar a árvore. Para isso, existe a necessidade da aquisição de 20 latas de espuma de poliuretano, que custam cada uma cerca de R$ 30. “Creio que 20 latas são suficientes para preencher o tronco da árvore e isso vai possibilitar uma vida mais saudável a ela”, ressalta.

A falta de segurança é o principal fator citado pelo morador para a destruição da lagoa de maneira geral. “Antes tinha um agente na guarita da lagoa, mas sem nenhum tipo de locomoção. Hoje em dia não vejo ninguém ali. Bancos que foram instalados recentemente nas redondezas da lagoa não foram chumbados e a maioria já está danificada ou tirada do lugar. Lixeiras foram destruídas e queimadas”, lamenta ambientalista residente há mais de 20 anos no bairro.

Os interessados em colaborar a recuperação da Figueira da Lagoa Itatiaia podem entrar em contato com o próprio Fábio para colaborar com alguma doação para aquisição das latas de poliuretano. O telefone é o (67) 8103-6539.




Fabio, legal sua atitude, mas vou aproveitar para falar de algo que acredito ser o grande problema de tanto vandalismo, roubo, assalto ,sequestro etc. A nossa cidade esta crescendo muito, com isso nossa população esta cada vez maior e nossa policia não esta acompanhando este crescimento. Falo do contingente de policiais nas ruas, e parece que a polícia tem hora para trabalhar. Este assunto é muito serio mas nem a mídia nacional fala dessa falta.
 
MOISES BATISTA em 07/04/2013 12:55:32
cade esses desocupados q ao perceber q v podou uma q v plantou em frente da sua casa vem te encher o saco deverim ter vergonha disso
 
pedro aragao em 07/04/2013 12:35:35
Parabéns Fábio, desde criança planto árvores, faço mudas e distribuo...Por isso me sensibilizei com o absurdo e com a ignorância de pessoas desiquilibradas, que as considero lixo, pessoas que maltratam uma árvore sem pensar na importância para usas vidas e para o planeta. Vamos torcem para que as autoridades revitalizem a região , coloque pessoas para cuidar nosso grande patrimônio, que são nossa área verde.Parabéns.!!!!!
 
Neide Camargo em 07/04/2013 11:59:23
Parabéns Fabio pela atitude e proatividade. Enquanto uns tentam preservar a natureza outros que podemos qualificá-los como marginais, sem berço, sem educação e sem respeito com o próprio local de lazer onde moram fazem esses atos. lamentável...
 
Robeson Oliveira em 07/04/2013 10:33:33
Fabio, parabéns pela sua atitude de preservar ou pelo menos tentar preservar esse local Pena que na contramão há os cretinos que nunca colaboram com nada, mas destróem o que encontram pronto e com vida. Falta educação, cidadania, respeito e cá entre nós, falta serviço pra quem faz isso. Isso é ócio, falta do que fazer mesmo.
 
Regina Lima em 07/04/2013 08:42:07
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions