A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 03 de Dezembro de 2016

01/08/2014 11:32

Seca no Tietê muda rota da festa de Nossa Senhora dos Navegantes no Estado

Viviane Oliveira
Procissão feita no ano passado, os prefeitos Picucha, de Epitácio e Caravina, de Bataguassu, carregam o andor. (Foto: divulgação assessoria) Procissão feita no ano passado, os prefeitos Picucha, de Epitácio e Caravina, de Bataguassu, carregam o andor. (Foto: divulgação assessoria)

A organização da festa de Nossa Senhora dos Navegantes, que realiza a travessia da santa de Bataguassu e Presidente Epitácio (SP) pelo Rio Paraná, mudou a rota na procissão fluvial devido à seca no Rio Tietê - causada pela falta de chuva. O barco Odisséia, que todo os anos realiza o trajeto com 400 pessoas a bordo, entre padre e fiéis, está ancorado na cidade de Barra Bonita (SP) e por causa do nível do rio, não consegue passar pela eclusa. A festa acontece há 66 anos.

Veja Mais
Primeira maratona do país com foco em saneamento é realizada na Capital
Sábado começa chuvoso na Capital, e máxima em MS será de 33º C

No final da semana passada os Prefeitos de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina, e de Presidente Epitácio, Sidnei Caio da Silva Junqueira, se reuniram para decidir o que seria feito quanto a travessia da santa e dos fiéis. Pensando em seguir com a programação e fazer a festa à Nossa Senhora dos Navegantes, os prefeitos e comissões organizadoras, decidiram contratar duas embarcações para fazer a travessia da Santa, com outros andores e membros da comissão e padres, e fornecer ônibus aos fiéis para que todos possam participar desta celebração. 

“Infelizmente a falta de chuva não permitiu que fizéssemos a travessia como todos os anos, mas isso não impedirá que os fiéis participem com a mesma dedicação e devoção à Nossa Senhora dos Navegantes”, disse o Prefeito Caravina.

Após a chegada em Presidente Epitácio, os fiéis seguirão em procissão até a Capela de São José, no Porto Tibiriçá, onde haverá missa campal. Ao final da missa, os fiéis retornarão com a Santa em procissão até o Pier, e a embarcarão junto a outros andores nos barcos, para retornar até o Cais da Nova Porto XV. Os fies farão o retorno de ônibus até a Nova Porto XV de Novembro.

Na Praça de Alimentação haverá almoço e todos poderão apreciar o show de Osmar Veronezi, compositor de músicas de louvores e agradecimento a Deus. O cantor já lançou 3 CDs de músicas sacras e fará sua primeira apresentação na festa dos Navegantes. À Noite, a festa continua com a Banda Garrafão.

Programação - A programação religiosa terá início dia 6 de agosto, com a novena que segue até o dia 11, sempre às 19h na Capela Nossa Senhora dos Navegantes, na Novo Porto XV de Novembro. Nos dias 12, 13 e 14, também na Capela, será realizado o Tríduo às 19h.

No dia 15, por volta das 7h, terá início a procissão da capela até o Cais de Nova Porto XV de onde a embarcação que levará a Santa sairá para tradicional travessia, rumo ao Pier em Presidente Epitácio (SP). O ônibus que levará os fiéis sairá às 8 horas. haverá shows, praça de alimentação, bingos e outras atividades.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions