ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Meio Ambiente

Secretaria define prazos para autorização de poços artesianos

Caroline Maldonado | 24/10/2014 10:43

Foi publicada nesta sexta-feira (24) no DOE (Diário Oficial do Estado) resolução que estabelece procedimentos para a regularização de uso de recursos hidricos subterrêneos em Mato Grosso do Sul. De acordo com a Semac (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, do Planejamento da Ciência e Tecnologia) foram revisadas as normas e procedimentos de interesse ambiental.

Com a resolução, a captação de água subterrânea realizada por poços tubulares não será mais objeto de licenciamento ambiental, após o estabelecimento dos procedimentos necessários à obtenção de outorga de direito de uso de recursos hídricos.

Poços localizados em área rural, de empreendimentos, atividades de interesse social ou abastecimento público estarão temporariamente regularizados a partir da publicação de hoje, mediante registro no CEURH (Cadastro Estadual de Usuários de Recursos Hídricos). O cadastro pode ser feito no site do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul). Em seguida, os proprietários deverão requerer a outorga de direito de uso conforme decreto n. 13.990 de julho de 2014.

Prazos - Segundo a Semac, processos formalizados até 31 de dezembro de 2010 têm prazo até 30 de setembro de 2015 para requerer a outorga de direito. Processos formalizados em 2011 e 2012, tê até 31 de setembro de 2016 e processos formalizados em 2013 e os processos formalizados em 2014 até hoje (24), têm até 30 de setembro de 2017. Outras informações sobre o requerimento estão descritos nas páginas 7 e 8 da edição de hoje do DOE.

Nos siga no Google Notícias