ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 23º

Meio Ambiente

Site sobre conscientização vai reunir material cultural sobre ações no Pantanal

Priscilla Peres | 27/07/2016 12:59
No ano passado, expedição levou cultura e conscientização aos ribeirinhos. (Foto: Divulgação)
No ano passado, expedição levou cultura e conscientização aos ribeirinhos. (Foto: Divulgação)

Pesquisadores, professores e ativistas de ONGs (Organizações não organizacionais) ligados a questão ambiental, lançam hoje em Campo Grande, o site da Pantanal Poética. O grupo realiza ações voltadas para o Pantanal brasileiro, com adicional de integrar cultura e ciência.

Em outubro do ano passado, um grupo com cerca de 30 pessoas percorreram o Pantanal sul-mato-grossense pelo rio Paraguai, para levar conscientização ambiental, por meio de palestras e atividades interativas. Eles também visitaram projetos sócio ambientais que existem ao longo do rio.

Além de pesquisadores e professores, artistas participaram da expedição e do encontro nasceram de 10 músicas inéditas, além de material para a realização de um documentário sobre a viagem que durou uma semana.

O website que será lançado hoje, reúne todos esses materiais e ainda contém informações sobre a expedição (integrantes, fotos, locais visitados, percurso, parceiros e mais) e sobre o Pantanal.

A professora da UFMS (Universidade Federal de MS), Icléia Albuquerque de Vargas conta que várias Ongs internacionais com ativistas do Paraguai, Bolívia, Argentina e Holanda, além de representantes de comunidades ribeirinhas e pesquisadores brasileiros embarcaram no navio da Marinha em Corumbá no ano passado.

"Quando começamos a organizar a viagem, pensamos em como a arte e a cultura poderia contribuir para esse despertar e para que os povos pudessem se reconhecer dentro desse universo, além de contribuir para que eles tenham melhor qualidade de vida", explica a professora.

O site lançado hoje, tem o intuito de reunir o material produzido durante a viagem do ano passado e demais ações que forem sendo feitas. Além de nortear, Ongs, pesquisadores ou voluntários que queiram se unir ao projeto.

O Pantanal Poética é promovido pela ONG Mupan – Mulheres em Ação no Pantanal, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Green Beat e o Programa Aliança Ecossistema (Both ENDS, IUCN NL e WI).

Nos siga no Google Notícias